Número de abstenções foi alto em quase todos os municípios. FOTO: Helene Santos

O Ceará teve 48% de abstenções na prova deste domingo (17) do Enem 2020, ou seja, um total de 154.545 inscritos, de acordo com balanço divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Neste primeiro dia, os candidatos realizam os exames de Ciências Humanas, Redação e Linguagens e Códigos. 

Em todo o Brasil, mais de 2 milhões de candidatos faltaram o exame, o que representa 51,5% do total de inscritos. Em 2019, por exemplo, os índices de ausência chegaram a pouco mais de 20% nos dois dias.

Municípios com aplicação de prova 
O teste foi realizado em 119 municípios cearenses, com 1.056 locais de prova e 12.308 salas. 

O nível de abstenção foi comentado por candidatos. "Na minha sala faltou metade da turma", disse Érica Mota, de 24 anos, que realizou a prova na Universidade Estadual do Ceará (Uece). 

Eliminados 
O balanço do Inep ainda divulgou que 2.967 participantes foram eliminados em todo o Brasil por portar equipamento eletrônico, ou ausentar-se antes do horário permitido, ou utilizar impressos, ou não atender orientações ou não respeitar as medidas de biossegurança, entre outros motivos. 

Já 69 candidatos foram afetados por ocorrências logísticas, entre emergências médicas, interrupção temporária de energia elétrica, problemas com abastecimento de água, entre outros.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment