FOTO: Guto Vital

Em novembro de 2020, o Governo do Estado do Ceará autorizou o retorno das atividades presenciais das instituições de ensino que apresentassem condições estruturais e organizacionais de cumprir com os pré-requisitos estabelecidos pelo Decreto Nº 33.815. Em dezembro do mesmo ano, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (SINEPE-CE) divulgou o calendário escolar de 2021, com início das aulas previsto para janeiro de 2021. 

Em Juazeiro do Norte, diversas instituições de ensino privadas retomaram as aulas em 18 de janeiro, outras devem retornar em breve. Em conversa com a reportagem, o diretor pedagógico do Colégio Salesiano São João Bosco, Marcos Manoel Silva Severiano, falou sobre o processo de retorno em uma das instituições de ensino mais tradicionais da região do Cariri. 

“Estamos seguindo todo o processo estabelecido no Decreto do Estado em relação à retomada das atividades. Como nosso contingente de alunos é maior do que a capacidade permitida pelo Governo para retorno, nós precisamos retornar de forma gradual”, explicou Marcos. Até o momento, apenas as turmas do 3º ao 8º ano do Ensino Fundamental retornaram às aulas presenciais. Em fevereiro, está previsto o retorno das turmas do Ensino Infantil. Logo em seguida, devem voltar gradativamente as demais turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O retorno das atividades presenciais foi decidido em comum acordo com pais e responsáveis. Para isso, o colégio fez um levantamento para identificar quem optaria pelo retorno presencial ou preferiria manter o ensino virtual. Os dados obtidos permitiram que a instituição estabelecesse um formato de rodízio semanal entre as turmas, intercalando entre uma semana presencial e outra virtual. 

Desde o início deste ano, o Ceará voltou a registrar aumento de casos de Covid-19 e busca por assistência hospitalar para tratamento dos sintomas. De acordo com o Decreto Estadual, familiares e autoridades sanitárias devem ser informadas em até 48h em caso de suspeita ou confirmação de alunos e profissionais contaminados pelo coronavírus. Em situações como essa, uma série de medidas de contingenciamento devem ser acionadas, como a higienização dos locais em que houve passagem ou atividade da pessoa em questão. 

Para evitar a disseminação do coronavírus, o Colégio Salesianos opera sob normas próprias e normas estabelecidas pelo Governo do Estado. “As nossas normas coincidem e ampliam as orientações do Governo”, afirmou o diretor pedagógico. Entre as regras estão: a proibição de pais e responsáveis de acessar o interior da escola; a higienização de mochilas, mãos e demais tecidos em posse dos estudantes; ampliação das portarias; intervalo em horários alternados; protocolo de comportamento; uso obrigatório de máscara para os estudantes e uso de face shield para os profissionais. 

De acordo com dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Juazeiro do Norte registrou 2.381 casos de Covid-19 em crianças de 0 anos a adolescentes de 19 anos. O número de casos em profissionais dos serviços de Educação não é informado pela plataforma. A imunização desses profissionais está prevista para acontecer na 4ª Fase do plano de vacinação da Sesa.  

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment