Medidas previstas nos protocolos sanitários estão sendo reforçadas a fim de evitar aglomerações durante cada etapa do período de matrícula. FOTO: Thiago Gadelha

A partir desta quinta-feira (14), escolas da rede pública estadual iniciam a abertura de matrículas para estudantes novatos seguindo até dia 28 de janeiro, segundo a Secretaria da Educação (Seduc). Esse grupo concentra alunos que deixaram a rede particular, outros estados ou que abandonaram a escola, desejando ingressar nas escolas estaduais. Para realizar o cadastro, a pasta ofertará possibilidade presencial e online. 

No caso das escolas localizadas em Fortaleza, os pais ou responsáveis devem realizar a matrícula de forma online. Porém, a Seduc aponta que a matrícula presencial em Fortaleza é apenas para quem não tem acesso à internet. “As medidas previstas nos protocolos sanitários estão sendo reforçadas a fim de evitar aglomerações durante cada etapa do período de matrícula”, explica a Seduc. 

Para os municípios do interior, a matrícula segue ocorrendo de forma presencial, com cronograma estipulado por cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede). 

O Ceará, ao todo, contabiliza 730 escolas na rede estadual, de acordo com dados da Seduc. Durante esta etapa, a matrícula irá ocorrer em 453 escolas de Ensino Médio regular e as 155 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral da capital e do interior do Estado. 

Documentação 
Durante a matrícula online, é necessário levar certidão de nascimento, casamento ou RG, assim como a declaração de matrícula do ano de 2020. Já no processo presencial, os pais ou responsáveis precisam levar: 

Cópia da certidão de nascimento; Transferência ou declaração de escolaridade; Duas fotos 3×4 do estudante; Cartão de vacinação (conforme Lei no 16.929 de 09 de julho de 2019 para alunos com até 18 anos de idade e, também, precisamente para os estudantes do Ensino Médio); Cópia da identidade e número do CPF; Número de Identificação Social (NIS), somente para as famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; e Matrícula.

A fim de realizar a matrícula online, nova ferramenta desenvolvida pela Seduc para agilizar o atendimento e evitar aglomerações, é necessário realizar o cadastro de usuário na plataforma matricula.seduc.ce.gov.br. Com isso, será gerado o login e a senha de acesso do usuário, a serem utilizados no momento do cadastro da matrícula. 

Os estudantes maiores de 18 anos ou pais/responsáveis devem acessar o sistema para informar dados pessoais. Tanto esse grupo, quanto o responsável, podem escolher três opções de unidades escolares, incluindo ordem de preferência. Também deve ser selecionado o tipo de ensino, a série e o turno. 

“O resultado será indicado pelo sistema. Depois, a vaga precisará ser confirmada com a efetivação da matrícula, presencialmente, na unidade escolar onde a vaga foi obtida”, aponta a Seduc. 

Como acessar o Sistema Online 
Abra o Sistema de Matrícula Online; Escolha a opção “Novos Alunos” (ícone amarelo na página inicial); Se ainda não tiver uma conta, realize o cadastro, clicando em “Não tem uma conta? Cadastre-se”; Inclua nome, e-mail, CPF e data de nascimento no cadastro; Confirme o cadastro de matrícula após receber uma mensagem da Seduc para o e-mail cadastrado; Uma vez confirmado, realize o cadastro seguindo as orientações.

Calendário
De acordo com plataforma online da Seduc, as matrículas online de estudantes veteranos, transferidos e notavos devem seguir até dia 28 de janeiro, não sendo especificada a data final da matrícula de modo presencial. O cadastro de novos alunos foi divido em três fases: 

1ª Fase: 14/01/2021 a 18/01/2021 
2ª Fase: 21/01/2021 a 24/01/2021 
3ª Fase: 27/01/2021 a 28/01/2021

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment