A estudante Yasmin Rodrigues, 18 anos, foi campeã Internacional do International Tournament of Robots – ITR 2020, pela segunda vez consecutiva. A aluna do 3º ano (Ensino Médio) de um colégio de Juazeiro é competidora assídua desde os 12 anos de idade. 

Mesmo em meio a pandemia, Yasmin não deixou de participar, de forma remota, das maiores olimpíadas de robótica do mundo. 

Além desta conquista, Yasmin está com vaga garantida no mundial de robótica da FIRA 2021 – Firaworldcup, na qual ganhou a etapa nacional o FIRA BRASIL 2020. 

Ela é também tricampeã estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (2018/19/20) e ganhou o certificado especial de Meninas na Robótica da Mostra Nacional de Robótica. Ainda conquistou no mês passado (dezembro) o título de campeã nacional do Torneio Juvenil de Robótica – JTR 2020, no qual é bicampeã estadual também. 

Para ela, representar a Região do Cariri mundialmente é uma grande responsabilidade e honra, pois muitas portas são abertas para a área que pretende seguir no futuro. A estudante afirma que ser mulher e fazer parte deste meio que, em geral, possui mais meninos, foi um propulsor para a busca de novos desafios e contribuiu para a representatividade e para influenciar outras meninas a participarem também. 

Outro ponto em destaque na sua jornada foi o apoio do pai, professor Alexsandro Ferreira, muito importante para o desenvolvimento do gosto pela ciência e também no incentivo das novas práticas. 

De acordo com ela, é muito difícil viabilizar ajuda financeira para participar dos eventos. “(…) sou bolsista e meu pai professor, e muitas das vezes temos que deixar de comprar algo para dentro de casa para participar das competições, divulgando, pode ser que consiga ajuda para ajudar nas despesas, principalmente esse ano que temos duas competições internacionais para irmos e claro, meus pais não tem condições de bancar nenhuma”, revela. 

Agora ela se prepara para o FIRAWORLDCUP 2021, mundial de robótica que será sediado aqui no Brasil em São Luís -MA e o Torneio Internacional de robôs que acontecerá em Buenos Aires na Argentina. 

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment