FOTO: Antonio Rodrigues

Em virtude dos decretos dos Governos do Ceará e do Município de prevenção à Covid-19 e objetivando evitar aglomeração, não haverá a tradicional Romaria da Baixa Rasa, nesta segunda-feira, dia 25 de janeiro. A festa tem mais de cem anos e acontece no coração da Floresta Nacional do Araripe. 

O evento mobiliza milhares de pessoas para celebrar com missa e manifestações da cultura popular, a trajetória do vaqueiro que desapareceu na floresta e foi encontrado sem vida nas matas da Chapada do Araripe. 

História 
A história da Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa teve origem em memória de um vaqueiro que passava pela Região do Cariri, vindo de Pernambuco a cavalo, quando se perdeu na Chapada do Araripe. 

Os mais velhos relatam que esse vaqueiro ficou perdido por dias, com fome e sede, até ser encontrado pouco antes de morrer, sendo sepultado ali mesmo. Há 107 anos foi realizada a primeira missa e ao longo desse tempo a peregrinação cresceu. 

Em 2015, a Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa foi tombada como Patrimônio Material e Imaterial do Município, tendo a partir de então, mais atenção por parte do poder público.

Post a Comment