Foto: Marcello Casal Jr

Estão abertas a partir desta terça-feira (26) as inscrições para estudantes no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), são mais de 93 mil vagas disponíveis para estudantes de todo o país. As candidaturas são online, via portal do Fies disponíveis até o dia 29 de janeiro. O resultado será divulgado no dia 2 de fevereiro. 

Para concorrer ao benefício é preciso obter média aritmética das notas nas provas do Enem igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos. 

Seleção 
Em caso de pré-seleção para uma vaga na chamada única do Fies, o candidato terá o período de 3 a 5 de fevereiro de 2021 confirmar sua inscrição para a vaga. Aqueles que não forem pré-selecionado nesse prazo irão automaticamente para a lista de espera; a convocação por meio da lista de espera ocorrerá de 3 de fevereiro até 18 de março de 2021. Pelo regulamento do programa, os candidatos pré-selecionados na lista de espera deverão complementar a inscrição no prazo de três dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no Fies Seleção. 

Fies e P-Fies 
O programa é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). 

O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa; o percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino. Já o P-Fies tem regras específicas e funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.

(Agência Brasil)

Post a Comment