O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou nesta quinta-feira (21) que os leitos criados para atender pacientes com Covid-19 no Ceará - e que depois passaram a ser utilizados para outras demandas - vão voltar a atender exclusivamente pacientes com a doença. 

O governador afirmou também que áreas comuns de condomínios terão uso proibidos para evitar aglomerações. 

A medida foi adotada após o crescimento das mortes por Covid-19 no Ceará e também uma maior taxa de ocupação de leitos de UTI, atualmente em 72%. 

Resumo: o que muda com o novo decreto no Ceará: 

Ampliar a rede de atendimento para a Covid-19 no Estado do Ceará, com a retomada de leitos e UTIs exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19; 

Proibir o uso de áreas comuns de lazer nos condomínios de praia. áreas comuns de lazer nos condomínios de praia; 

Recomenda que a população não viagem nos transportes intermunicipais, só faça esse fluxo para trabalho e ações emergenciais, para evitar esse fluxo de contaminação a capital para o interior; 

Intensificar a fiscalização em bares, restaurantes, estabelecimentos que estão causando aglomeração, multando e punindo esses estabelecimentos. 

"Há algumas semanas o aumento de casos não vinha refletindo em demanda assistencial e em óbitos, mas nos últimos dias vem aumentando a demanda assistencial, que significa maior procura pelas UPAs. Então acendeu um sinal de alerta. Tem também as arboviroses: dengue, H1N1... o que aumenta mais a demanda pela assistência á saúde", afirmou Camilo Santana. Aglomerações e festas

O prefeito de Fortaleza, Sarto, afirmou que o aumento de casos e óbitos está relacionado às aglomerações que ficaram mais frequentes no período de fim de ano. 

Camilo Santana afirmou também que vai recomendar que as pessoas não viagem no período de carnaval, a não a trabalho ou situações essenciais. 

"Uma coisa que a gente tem sempre alertado são as aglomerações, principalmente através de festas. São festas que estão gerando esses focos, os jovens estão aglomerando, levando a doença pro idoso dentro de casa. Já tomamos medidas de não ter carnaval, não vai ter feriado no carnaval. Vamos inclusive recomendar que as pessoas não viagem nas férias, só a trabalho e motivos essenciais." 

A decisão foi tomada em reunião do comitê que define as ações de combate a Covid-19 no Ceará. O encontro deveria ocorrer na sexta-feira (22), mas foi antecipado devido ao agravamento da crise na saúde e aumento do número de mortes pela doença.

Antes do anúncio desta quinta, o último decreto em vigor no Ceará foi publicado em 11 de dezembro. O documento proibia qualquer festa, celebração ou show, em ambientes públicos e privados. Eventos em áreas comuns também foram proibidos, e o número de pessoas em hotéis foi limitado.

(Fonte: G1 CE)

Post a Comment