O voo que trouxe o novo lote ao Ceará pousou às 22h10 deste sábado (22) no Aeroporto de Fortaleza. FOTO: Fabiane de Paula

Os idosos com mais de 75 anos começarão a ser vacinados no Ceará a partir da próxima quarta-feira (27). Eles receberão doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, que chegou no último sábado (23) ao Ceará. Do lote de 72,5 mil doses, 34% serão destinados para Fortaleza e 66% serão distribuídos para o Interior. 

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a vacinação dos idosos poderá acontecer também nas residências ou em locais que disponibilizarão o sistema drive-thru por agendamento. 

Agendamento em Fortaleza 
O prefeito Sarto Nogueira divulgou que a partir das 18h deste domingo os idosos com mais de 75 anos e os profissionais de saúde poderão realizar o agendamento da vacinação, por meio do aplicativo Mais Saúde Fortaleza e do site Vacine Já. Os idosos terão a opção de escolher se querem receber o imunizante em casa ou se preferem se dirigir a um dos Drives de Vacinação, que posteriormente terão os endereços divulgados. 

Já os profissionais da saúde poderão agendar virtualmente e terão a opção de escolher data e horário para receber o imunobiológico. O Centro de Eventos do Ceará será o primeiro Centro de Vacinação de Fortaleza e receberá os primeiros agendados já a partir desta segunda-feira (25).

As novas orientações foram consolidadas após reunião, neste domingo (24), entre o governador Camilo Santana e gestores da Sesa e da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS). Até este anúncio, as informações da Sesa eram que o primeiro lote que havia chegado ao Estado, da vacina CoronaVac, conseguiu abarcar 34% dos profissionais da linha de frente de combate à Covid-19. Indígenas e idosos em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) também foram contemplados. 

Todas as doses serão usadas 
Com a possibilidade de aplicar a segunda dose da vacina Oxford/AstraZeneca em intervalo de até 90 dias, o governo deverá usar todo o estoque que chegou no último sábado ainda na primeira fase. Segundo a Sesa, um novo lote do imunizante está previsto para chegar em fevereiro. 

Vacinação de profissionais de saúde 
O Ceará também vai ampliar a imunização de profissionais de saúde utilizando doses da CoronaVac que estavam na reserva estratégica. Na primeira semana da campanha, os profissionais da linha de frente do combate à Covid-19 foram vacinados. De acordo com a Sesa, "o Estado planeja agora a imunização de todos os profissionais que trabalham em hospitais polos, hospitais regionais, UPAs e SAMU das regiões cearenses". 

Campanha de vacinação 
A vacinação no Ceará começou na última segunda-feira (18), quando 218 mil doses da Coronavc foram entregues. O imunizante chegou no fim da tarde e no mesmo dia os primeiros cearenses foram vacinados. Já as 72.500 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 chegaram na noite de sábado após a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) concluir a análise de segurança das duas milhões de doses.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment