FOTO: Marciel Bezerra

Choveu em pelo menos 60 municípios entre 7h de ontem e às 7h desta quinta-feira (14), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O maior volume foi registrado em Jaguaretama (45 mm), na região Jaguaribana, seguido por Jati (40.4 mm), no Cariri. Os dados são atualizados ao longo do dia e podem sofrer mudanças. 

O índice máximo das últimas 24 horas se aproxima das maiores chuvas registradas neste ano. Em Umari, na macrorregião do Cariri, choveu 58,6 milímetros entre terça (12) e quarta-feira (13). Em seguida, aparece Amontada, no Litoral Norte, que recebeu uma precipitação de 55 milímetros no último dia 8. 

Em algumas regiões do Estado, a chuva deixou estragos. Parte da cobertura de dois postos de combustível foi arrancada, telhas de casas foram derrubadas e a fiação elétrica foi atingida durante as chuvas com ventania que ocorreram nas cidades de Jaguaribe e Ipueiras, no interior do Estado. Em Tianguá, as chuvas foram acompanhadas de relâmpagos e raios. 

Volume acumulado 
Em janeiro, período que marca a pré-estação chuvosa no Ceará, o acumulado médio do Estado é de 98,7 milímetros. Com quase metade do mês, foram acumulados 11,2 milímetros, em média, que representa 88,7% abaixo do volume histórico. A macrorregião do Cariri tem sido a mais beneficiada até o momento, com 28,2 milímetros observados. 

Previsão 
Para esta quinta-feira (14), a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões cearenses. Amanhã (15), a Funceme aponta para tempo nublado e chance de precipitações nos litorais de Fortaleza e do Pecém, no Maciço do Baturité, no Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. Já no sábado, o tempo volta apresentar nebulosidade variável em todo o Estado. 

Confira os oito maiores volumes das últimas 24 horas: 

Jaguaretama (Posto: Serrote Branco) : 45.0 mm 
Jati (Posto: Sitio Macapá) : 40.4 mm 
Brejo Santo (Posto: Brejo Santo) : 25.0 mm 
Pereiro (Posto: Pereiro) : 22.0 mm 
Altaneira (Posto: São Romão) : 21.0 mm 
Ipueiras (Posto: Ipueiras) : 18.4 mm 
Barbalha (Posto: Barbalha) : 15.4 mm 
Jati (Posto: Jati) : 14.0 mm

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment