A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro do Norte estará com uma equipe atuando durante o período da Romaria de Nossa Senhora das Candeias. 

O trabalho será realizado de 29 janeiro a 02 fevereiro em pontos estratégicos como Franciscanos, Matriz, Horto e Socorro, Praça Padre Cícero e proximidades. 

Uma reunião foi realizada nesta quarta-feira (27), para definir a atuação e organização dos técnicos. Entre as ações desenvolvidas estarão a abordagem em situações onda haja a suspeita de exploração do trabalho infantil, através do Aepeti (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) que consiste na gestão, articulação e monitoramento em ações para a eliminação do trabalho infantil. 

De acordo com a Assistente Social e Coordenadora do Aepeti Juazeiro do Norte, Camila Alencar, a equipe estará fazendo um trabalho voltado para informações sobre políticas de assistência, orientações e conscientização sobre trabalho infantil. “Estaremos fazendo abordagens em situações onde sejam identificados aspectos que denotem vulnerabilidade social e situações onde hajam condições de violações de direito não apenas em relação ao trabalho infantil”, explica a coordenadora. 

A reunião contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Zulneide Parente, destacando que o trabalho da Sedest deve ser pautado na qualidade do atendimento ao usuário, como também nas abordagens de campo. “Nossa prioridade é o bom atendimento ao usuário e de forma qualificada”, definiu. 

Trabalho Infantil
O trabalho infantil é proibido até os 16 anos, exceto nas condições de aprendiz a partir dos 14 anos. Também é totalmente proibido para menores de 18 anos em situações quando se trata das piores formas, como condições insalubres, com bebidas alcoólicas ou exploração sexual. 

A população também pode colaborar com o trabalho do Aepeti Sedest através de denúncias pelo telefone Disque 100 ou mesmo entrando em contato diretamente com alguém da equipe da Sedest que esteja circulando nos pontos estratégicos.

Post a Comment