Uma enorme perda para as tradições populares do Juazeiro e do Cariri. Faleceu nesta quarta (20), Francisco Felipe Marques, mais conhecido como ‘Mestre Tico’ a frente do grupo Reisado Sagrado Coração de Jesus. Mestre Tico, passando os 99 anos de idade, foi o mais antigo dos mestres ainda vivos de reisado em Juazeiro do Norte. Em 2016, o Mestre foi diplomado pelo Governo do Estado com o título de Mestre da Cultura do Ceará. 

Segundo informações da família, o mestre faleceu de pneumonia, e estava internado há 11 dias no Hospital São Miguel, em Crato. O corpo do mestre está sendo velado na casa dele, no bairro Salesianos, em Juazeiro do Norte, e será sepultado nesta tarde no Cemitério Anjo da Guarda da cidade de Crato. 

Natural do Crato, onde iniciou nas brincadeiras de reis, o Mestre Tico, atuou na cidade de Juazeiro e no Crato como um dos mais antigos mestres do reisado. Dono de uma belíssima voz e de um extenso repertório de canções ligadas às tradições dos reisados antigos. Muitos mestres fizeram parte do reisado de Mestre Tico, o “Sagrado Coração de Jesus” que hoje continua atuante, com o apoio da comunidade e incentivos de políticas culturais.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment