O Ministério do Desenvolvimento Regional autorizou a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) a captar R$ 516 milhões para serem usado na ampliação da oferta de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto e para redução de perdas nos sistemas de distribuição dos recursos hídricos. Os trabalhos ocorrerão em Juazeiro do Norte e mais 19 municípios, com um total de beneficiados estimado em 2,5 milhões de pessoas. 

Em Fortaleza, município que vai ser contemplado com o maior projeto, está prevista a execução de cerca de 230 quilômetros de redes coletoras, além de 7,6 quilômetros de interceptores e de três estações elevatórias. Cerca de 134 mil moradores da capital cearense serão contemplados ainda com a construção da primeira etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Cocó. 

Nos municípios de Acarape, Aquiraz, Aracoiaba, Barreira, Baturité, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e Redenção, estão previstas a implantação de telemetria com padronização de ligação de água, a substituição de hidrômetros e a setorização por meio da instalação de distritos de medição e controle (DMCs). 

Os recursos autorizados pelo MDR poderão ser obtidos no mercado por meio da emissão de debêntures incentivadas, que são títulos privados de renda fixa que permitem às empresas captar dinheiro de investidores para financiar seus projetos.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment