Foi apresentado na última sexta-feira (15), o plano municipal de operacionalização para a vacina contra a Covid-19 em Nova Olinda. Sendo mais um município caririense a contar com a medida, a imunização prevê beneficiar grupos prioritários em um processo dividido em quatro etapas, que pretendem imunizar 95% deste público, contando com profissionais qualificados para executar as ações de vacinação. 

Na primeira fase, estão inclusos todos os trabalhadores da saúde pública e privada dos diferentes níveis de complexidade, como idosos a partir de 75 anos de idade. Na segunda etapa serão beneficiadas pessoas de 60 a 74 anos. Já a terceira imuniza pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras. Professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade integram a última fase do plano. 

Na oportunidade, o plano foi lançado pelo prefeito da cidade, Ítalo Brito, e pela secretária da saúde, Kaline Cavalcante, que garantiram que o município está preparado para iniciar a vacinação, e que prevê reduzir a morbimortalidade pelo coronavírus em Nova Olinda. Ao todo serão oito salas de vacina, devidamente equipadas, onde as doses serão aplicadas por profissionais da saúde que integram o Programa Nacional de Imunização. 

Até o momento, o município possui 447 casos confirmados de Covid-19. Das 950 notificações desde o início da pandemia, 485 foram descartados e 18 estão suspeitos da doença. O município registrou sete mortes.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment