Foto: Anthony WALLACE/AFP

O governo do Japão divulgou a descoberta de uma nova variante do Sars-Cov-2 em quatro viajantes japoneses que voltaram do Amazonas, norte do Brasil, no dia 2 de janeiro. De acordo com Takaji Wakita, chefe do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (ligado ao governo japonês), ainda não há dados sobre o quão infecciosa é a variante, identificada como B1.1.248. No entanto, o Instituto informa que ela é parecida com a encontrada na África do Sul, uma variante com alta capacidade de disseminação. 

Os pacientes seriam um homem com cerca de 40 anos, que chegou Japão sem sintomas, mas depois foi internado por dificuldades para respirar; uma mulher com cerca de 30 anos, com dores de cabeça e dor de garganta; um jovem, entre 10 e 19 anos, com febre e uma jovem da mesma faixa etária, assintomática.

O Ministério da Saúde (MS) brasileiro ainda está investigando a nova variante, informou por meio da assessoria de imprensa ao G1. Na última segunda-feira, 4, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do MS, Mayra Pinheiro, visitou o Amazonas para reafirmar o "compromisso do Governo Federal no combate à pandemia". Lá, a secretária reforçou a importância das medidas de distanciamento social e o "tratamento precoce". 

Segundo dados disponibilizados pelo MS, o estado nortista já soma 212.996 casos confirmados e 5.669 mortes pela Covid-19. Os dados foram atualizados nesse sábado, 9. 

(Com informações do G1 e da Reuters)

Post a Comment