Mais uma grande produção cinematográfica genuinamente carirense está em curso, trata-se do longa-metragem de ficção inspirado na vida de Gonçalo Batista Vieira (1819-1896), conhecido por Barão de Aquiraz, cearense que recebeu o título de barão do imperador Dom Pedro II. Além das lendas populares, a trama também resgata a época histórica da escravidão no Cariri, contando com atores globais e regionais escalonados para o filme. 

O filme será rodado em duas locações, no sítio Rio dos Moreiras, em Potengi, e no “Casarão do Inficado”, localizado no distrito de Genezaré, em Assaré, onde o barão possuiu uma propriedade rural. A produção tem assinatura da Fulô Filmes, produtora independente destaque na realização de cinema na região, e é composta pelos cineastas Cheyenne Alencar, Jaildo Oliveira, Alisson Flor e João Will. A produtora surgiu como extensão do grupo de teatro Fulô da Catingueira, de Potengi, também dirigido por Cheyenne. 

O longa será dirigido por Cheyenne e Jaildo e tem roteiro assinado por Cheyenne e Heitor Feitosa, advogado e pesquisador da história do Cariri. A cineasta conta que o desejo de produzir um filme de época já é antigo. No entanto, só agora houve a oportunidade de alinhar as ideias com a sua produtora. Cheyenne também é bacharel em Direito e pesquisa sobre Direitos Culturais, foi através desses estudos que conheceu o Dr. Heitor Feitosa. Ela conta que o aceite do advogado ao convite para construir o roteiro ao seu lado fez toda a diferença. 

“Heitor é inteligentíssimo. Tê-lo assinando o roteiro deste filme comigo me traz uma grande segurança. Tenho certeza de que vamos contar uma bela história!” afirma. 

A diretora ressalta que o filme foge do clichê escravista “Vamos dar voz aos escravos, a luta, o sonho pela liberdade e um olhar singular e cuidadoso sobre a religião de matriz africana”. Por esse motivo o roteiro contará com revisão de João Will, roteirista da Fulô formado em Direito, e pelo Babalorixá Isaac Oliveira, sacerdote de Candomblé. 

“Ele é um guia.” , conta a cineasta ao falar do amigo e companheiro de produção. 

Conhecida no Cariri por fazer filmes de terror, Cheyenne Alencar diz que não consegue produzir sem dar o seu toque de misticismo. “O terror está na veia e ele vai aparecer em algum momento no filme. Não há dúvidas!” Cheyenne afirma que ainda vai vir muitas novidades e que outras participações especiais estão previstas para a produção. “O momento agora é da produção executiva! Precisamos de recursos e apoio para que o filme seja finalmente realizado!” 

Para apoiar o filme basta entrar em contato com a Diretora Cheyenne Alencar que ela fornecerá todas as informações de como você pode se tornar um patrocinar desta produção.  “O cinema de guerrilha tem trazido cada vez mais turistas e admiradores da cultura para o nosso Cariri, precisamos difundir o audiovisual cada vez mais.” conclui a cineasta. 

A produtora se destaca no Cariri por vislumbrar o audiovisual como forma de promoção da cultura da região. “Temos atores incríveis em todo Cariri. Eles precisam ser vistos!”, afirma a cineasta Cheyenne. A super produção contará com participação de atores globais como Marcos Wainberg, que dará vida ao Barão de Aquiraz, Miguel Nader, que interpretará um caçador de recompensas e Dudu de Oliveira na pele do escravizado Zé. 

Além destes o filme ainda contará com participações especiais de grandes nomes da cultura caririense: o Mestre Espedito Seleiro, Dane de Jade, Alemberg Quindins e Mestre Antônio Luiz. Predomina no elenco atores e atrizes regionais das cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Potengi, Milagres, Salitre e Missão Velha. O inicio das filmagens tem previsão ainda para esse primeiro semestre de 2021. 

“A Fulô Filmes está à frente deste projeto, tendo a ideia do filme sido encabeçada por Cheyenne Alencar. Os atores globais já foram pensados à princípio. Os outros foram sendo agregados de acordo com a ideia do argumento”, completa o cineasta Jaildo.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment