O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulgou na manhã desta sexta-feira (29), dados estatísticos das regiões que compõe o Estado do Ceará a partir do PRAD/CE Informe Nº 1 e Nº 2 (Pesquisa Regional Por Amostra de Domicílio do Estado do Ceará). 

Quanto ao quesito Cor/Raça, os dados demonstram que a população negra da Região do Cariri representa 66,5%. Esse número é a soma de pardos e pretos. Tanto para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) quanto para o Estatuto da Igualdade Racial, a população negra é definida pela soma desses dois grupos. 

Segundo o levantamento do Ipece que considerou como ano base 2019, o número de pardos no Cariri ficou em 629.394 pessoas, o que equivale a 61,5%; o de pretos, em números absolutos, foi de 50.908 pessoas. Isso equivale a 5% da população. 

Os dados revelam também que mesmo a população negra sendo maioria, ela é sub-representada. Maioria em população e minoria nos espaços de poder. 

Ainda conforme a pesquisa, a população negra do Estado do Ceará teve um leve aumento de 1,5% se comparado aos dados divulgados tendo como base o ano de 2018. Naquele levantamento, 71% da população cearense se autodeclarou negra. Agora esse número subiu para 72,5%, sendo 67,4% de pardos e 5,1% de pretos. 

O levantamento foi feito por meio de questionários em 88 dos 184 municípios cearenses.


(Por Nicolau Neto / Blog Negro Nicolau)

Post a Comment