O município de Granjeiro, na região do Cariri, já iniciou a vacinação contra a Covid-19, mas os dados não constam no balanço da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) divulgado nesta terça-feira (26) por um problema técnico. O documento indica que foram distribuídas 115 doses para o município, mas não há registro de pessoas vacinadas. 

Granjeiro é o único município com nenhum registro de doses aplicadas no balanço do Estado. Todos os outros 183 informaram o balanço de vacinados à Sesa. 

De acordo com Lânia Maria Oliveira, secretária da Saúde do município, os dados não foram repassados à Pasta estadual em razão da falta de conexão com a internet no prédio em que a secretaria municipal funcionava até esta terça, quando houve mudança para outras instalações devido a uma reforma. A secretária ressaltou que os dados chegaram a ser repassados ao Estado, mas considera que não chegaram a fazer parte do balanço estadual por este ter sido fechado às 12h20.

A titular da pasta municipal afirmou que Granjeiro recebeu 42 doses de vacina na semana passada, das quais 30 foram aplicadas em profissionais da saúde. Nesta terça, o município recebeu mais 23 doses da vacina CoronaVac, desenvolvida com apoio do Instituto Butantan, e 50 da AstraZeneca, feita em parceria do laboratório Astrazeneca com a Universidade de Oxford. O número total corresponde ao disposto no balanço da Sesa — 115 doses. 

A secretária ainda destacou que as 42 doses foram direcionadas aos trabalhadores da saúde que atuam diretamente no combate à Covid-19. "A gente selecionou o pessoal de linha de frente do hospital", afirmou, acrescentando que uma triagem foi realizada pela coordenadora da Atenção Básica do Hospital Municipal.

Além disso, o município começará a vacinação da população idosa acima de 75 anos nesta quarta-feira (27), data na qual está previsto o início oficial da imunização de pessoas nesse perfil em todo o Estado. 

"Vacinômetro" 
Nesta terça, a Sesa atualizou pela primeira vez o "Vacinômetro", ferramenta que divulgará dados da imunização no Estado com base em informações das secretarias municipais da Saúde. Pelo balanço, o Ceará já aplicou 37.665 doses de vacinas contra o coronavírus.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment