FOTO: Marciel Bezerra

O primeiro fim de semana de 2021 apresenta condições de estabilidade em praticamente todo o território do Ceará. É o que prevê a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para os próximos dias após análise e simulação das condições de tempo até segunda-feira (4). 

De um modo geral, os resultados de modelos numéricos de previsão mostram que, para hoje, a tendência é de predomínio céu variando entre claro e parcialmente nublado em todas as macrorregiões, não havendo prognóstico de chuva. 

No entanto, para este domingo (3),  algumas áreas de instabilidade poderão se formar sobre o Estado e proporcionar condições para precipitações ao longo da faixa litorânea entre madrugada e manhã, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba ao longo do dia, isto é, na porção mais ao norte do Ceará. Os registros não deverão ser intensos e ainda deverão ser passageiros. 

Começo da semana 
A Funceme aponta ainda que, para a próxima segunda-feira (4), todas regiões cearense deverão apresentar possibilidade de chuva, isto significa que cada uma delas poderá receber precipitações entre 5 e 20% do seu território, ou seja, em uma área bem restrita. 

O cenário pouco favorável a chuvas se dá pela ausência de sistemas indutores como o  Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). O que justifica a previsão é a formação de áreas de instabilidade sobre o Atlântico, as quais se deslocam em direção ao continente.

Post a Comment