FOTO: Honório Barbosa

Em consonância com a previsão feita pelos "Profetas da chuva" de Orós, observadores da natureza de Boa Viagem, Crateús, Tauá e Quixeramobim também apresentaram prognóstico positivo quanto às chuvas deste ano, no Ceará. Eles preveem "um bom inverno". 

As últimas previsões foram apresentadas durante o V Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns, realizado de forma virtual na noite desta sexta-feira (8). 

“O formato do evento em plataforma remota ocorreu devido à pandemia do novo coronavírus”, justificou o coordenador, João Paulo Arcelino Neto. 

Para o profeta Valderez de Lima, de Tauá, a quadra chuvosa será “boa e segura a partir de março e favorável para a agricultura”. O agricultor José Roberto, da comunidade Lustal, zona rural de Tauá, também espera para este ano "muitas chuvas". 

Acompanhando a floração da caatinga, como a cajazeira, Everardo de Lemos, também de Tauá, prevê um “inverno bom, mas tardio”. De acordo com o agricultor, a árvore estava há quatro anos sem florar. “Neste ano saiu toda por igual e isso é um bom sinal”. Ele até precisou uma data: “as chuvas começam em 25 de janeiro”. 

Oriundo do distrito de Barra Nova, o agricultor e observador da natureza, Antônio Alves (Totonho) é outro que espera chuvas mais intensas a partir de março. “Neste ano será dentro da média”, prevê. “Vejo as formigas, o cupim que indicam chuvas mais tarde e será um ano bom para plantar e encher açudes”, enumera os sinais observados pela natureza. 

Outro participante do evento foi o profeta Titico Baia, morador do distrito São Miguel, em Quixeramobim. Para ele, quem fizer o plantio a partir da segunda quinzena deste mês “não vai perder” e de fevereiro em diante “o inverno vai ser seguro”. 

Tradição 
O Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns começou a ser realizado em 2015, por iniciativa dos campi do Instituto Federal de Educação (IFCE) de Tauá e de Boa Viagem. O evento tem a parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), e neste ano devido ao formato online contou com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

Quixadá 
O próximo encontro de profetas da chuva será em Quixadá, no sábado, dia 23. O evento no Sertão Central é pioneiro no Ceará, realizado há 25 anos. Neste ano, vai reunir apenas 50% de comparecimento das edições anteriores  – 12 profetas. A restrição se deve aos protocolos de prevenção à Covid-19. 

Meteorologia 
A previsão inicial para o trimestre – janeiro, fevereiro e março – apresentada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) indica tendência de chuva acima da média para as regiões noroeste do Ceará e dentro da normal climatológica para o sul do Estado. 

A preocupação dos meteorologistas é com o aquecimento das águas superficiais do Oceano Atlântico Sul Tropical que ainda permanecem com temperaturas inferiores à porção norte. “Esse quadro é desfavorável para as chuvas no semiárido nordestino”, ensina o meteorologista do Inmet, Flaviano Fernandes. 

“A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que traz chuvas para a região se posiciona onde as águas estão mais aquecidas”.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment