Na tarde desta segunda-feira (18), chegará ao Ceará o carregamento com o primeiro lote de 218 mil doses da vacina CoronaVac. Camilo Santana (PT) anunciou que o avião cargueiro da Força Aérea Brasileira (FAB) deve pousar no Aeroporto de Fortaleza às 14h. Ainda hoje, deverá começar a vacinação na Capital cearense. Já no interior, a imunização deverá começar por Quixadá, cuja imunização da primeira pessoa está prevista para às 16h30.

A informação foi confirmada, com exclusividade, pela Secretaria da Saúde do Município, o maior do Sertão Central. O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, informou que logo após a entrega do carregamento, "será feito o uso de uma das doses para vacinar o primeiro quixadaense no esquema municipal de imunização contra o coronavírus". O lote com as doses será enviado por meio aéreo de Fortaleza para o aeroporto de Quixadá. 

"É um dia de muita felicidade. Vamos vacinar o primeiro quixadaense e dar o pontapé inicial para imunizar nossa gente”, disse o gestor nas redes sociais. 

Uma parte das doses será levada para o Paço Municipal, onde está marcado para acontecer, a partir das 16h30, o ato simbólico da primeira pessoa a tomar a vacina contra a Covid-19. O Município ainda não confirmou o perfil ou identificação da pessoa que receberá o imunizante. "Está em discussão", pontuou a assessoria de comunicação de Quixadá.

Interior cearense 
A imunização contra a Covid-19 nas  demais cidades do interior deve ser iniciada até próxima quarta-feira (20). A previsão é da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE). Na avaliação do presidente da Aprece, Nilson Diniz, “todos os municípios já estão capacitados e aptos a darem início a vacinação”. 

A presidente do Consems, Sayonara Moura Cidade, compartilha da mesma análise. “Tivemos diversas reuniões com os municípios, estão todos muito bem orientados. Cada Secretaria municipal da Saúde sabe exatamente como proceder”, completou.

Em Sobral, principal cidade da região Norte, a definição de início da imunização deve sair na tarde desta segunda-feira. Conforme informou a assessoria da Secretaria da Saúde do Município, "está sendo realizado uma reunião para definir" o cronograma.

Já em Juazeiro do Norte, maior cidade do interior cearense, a vacinação deve iniciar na quarta (20), integrando o roteiro geral previsto pela Aprece e Cosems. "A partir de amanhã (dia 19) chegam 3.106 doses, que representa 34% dos 9.175 profissionais de saúde de Juazeiro do Norte", pontuou a assessoria de comunicação do Município. 

Distribuição 
Nilson Diniz explica que, tão logo as doses cheguem a Fortaleza, elas começarão a ser distribuídas para as Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS). O plano de logística contempla o uso de aviões, helicópteros e caminhões, sendo seis rotas aéreas e duas terrestres. 

"Amanhã, a maioria dos municípios já estará em posse desses imunizantes. As cidades menores têm que se deslocar para retirada das doses nos pontos estratégicos de distribuição. Portanto, a quarta-feira é uma previsão de segurança. Acreditamos que na quarta todos já estejam aptos", detalhou o presidente da Aprece. 

A estimativa é de que todas as doses sejam aplicadas ainda na quarta-feira. "É um quantitativo ainda pequeno. Portanto, a vacinação dos grupos deverá ser rápida", acrescentou Nilson. Sayonara Cidade explica que, diante do lote reduzido, a prioridade para imunização foi definida de forma estratégica. 

"A recomendação é que comece pelos profissionais dos hospitais que trabalham nas UTIs, depois profissionais do Samu, em seguida da UPA, depois unidade sentinela e posteriormente equipes da saúde da família e os idosos institucionalizados", detalhou a presidente do Cosems. 

Capacitação 
Antes mesmo de a Anvisa aprovar o uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19, o Cosems iniciou uma série de tratativas com as Secretarias Municipais com o objetivo de capacitar e orientar os profissionais quanto ao manejo da vacina. Sayonara Cidade lembra que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem "expertise" em vacinações e que os profissionais passaram por treinamentos. 

"Além de tudo que já fizemos, teremos mais uma capacitação iniciada no dia 20. Técnicos das equipes da Saúde da Família participarão de capacitação online, ofertada pelo Ministério da Saúde. O foco é no acondicionamento, aplicação e notificação imediata de reações adversas". 

"Estamos muitos tranquilos. O momento é importante, mas todos os municípios estão muito bem preparados", complementou Sayonara. 

Para se vacinar, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) orienta que a população que não costuma utilizar o serviço público de saúde realize um cadastramento prévio por meio do aplicativo ConecteSUS. 

Veja o passo a passo do ConecteSUS 

1. Acesse a página de início e informe seu CPF 
2. Valide informações básicas, como data de nascimento e filiação 
3. Crie uma senha com letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos 
4. Ao ser redirecionado, informe seu número de celular para receber um código de confirmação 3. Aceite a autorização de uso de dados pessoais 
5. Aceite os termos de uso 
6. Veja sua página com histórico de atendimentos, exames, consultas, doações e recebimento de medicamentos.

Pontos de distribuição da vacina: Fortaleza; Maracanaú; Caucaia; Baturité; Itapipoca; Sobral; Tianguá; Camocim; Acaraú; Crateús; Juazeiro do Norte; Crato; Iguatu; Brejo Santo; Icó; Tauá; Quixadá; Canindé; Aracati; Russas; Limoeiro do Norte.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment