FOTO: Gabriel Souza

Por Redação Gazeta do Cariri

Em reunião com a gestão municipal de Juazeiro do Norte, realizada na última segunda-feira, dia 25 de janeiro, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) disponibilizou oficialmente o campus Juazeiro do Norte para a vacinação contra a Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. A Universidade também disponibilizou os carros da instituição, bem como os motoristas, para o transporte de materiais/equipamentos e/ou para o translado de pessoas durante a campanha de vacinação. 

Essa não é a primeira ação da UFCA no enfrentamento da pandemia no Cariri. Desde o anúncio da Organização Mundial de Saúde (OMS), em março de 2020, a UFCA vem agindo para combater a doença, incentivando o distanciamento social e o uso dos insumos necessários para conter a disseminação, como álcool em gel e máscaras. 

Estiveram presentes na reunião desta segunda-feira o reitor da UFCA, Ricardo Ness; o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Lima Bezerra e outras autoridades municipais. De acordo com o prefeito da cidade, a expectativa da gestão é, também, se aproximar da academia, na busca de soluções para os problemas urbanos de Juazeiro do Norte: “Nós, no município de Juazeiro do Norte, temos inúmeros problemas, como todos os outros municípios. E aqui [UFCA], em regra, a gente encontra soluções para vários deles. A academia tem o interesse, na sua Extensão, de levar os seus conhecimentos (para além dos muros da Universidade) e a prefeitura tem a necessidade desse conhecimento, barateando custos e dando respostas (para os problemas da cidade), com planejamento e com organização” disse o prefeito. 

Além de receber o ofício com a disponibilização do campus para a campanha de vacinação em Juazeiro, o prefeito acompanhou uma apresentação do Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas da UFCA (Laurbs). O laboratório é ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA) e à Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA). O coordenador do Laurbs/UFCA, Diego Coelho, apresentou à Prefeitura de Juazeiro do Norte dados de pesquisas acadêmicas sobre a Região Metropolitana do Cariri (RMC).

Post a Comment