O governador Camilo Santana (PT) anunciou, nesta terça-feira (2), que estabelecimentos comerciais que oferecem atividades econômicas não essenciais em Fortaleza só poderão funcionar até 20h, de segunda a sexta, durante os próximos 15 dias. A reabertura será permitida às 6h do dia seguinte. A decisão passa a valer nesta quarta-feira (3). 

O motivo, de acordo com o governador, é o aumento de casos confirmados da Covid-19 e devido à suspeita da nova variante do coronavírus no estado. 

O objetivo, frisou Camilo Santana, é "evitar atividades lúdicas, festas, aglomerações, evitar que as pessoas se divirtam do ponto de vista noturno". 

Nas sextas-feiras e aos fins de semana, os restaurantes só poderão funcionar até as 15h para serviço de almoço, mas poderão fazer delivery em outros horários. Serviços essenciais, como farmácias, não serão afetados. 

Estado de calamidade 
O chefe do Executivo estadual informou que, devido ao aumento de casos confirmados, decidiu encaminhar para a Assembleia Legislativa projeto de lei para prorrogar o estado de calamidade em saúde pública por mais seis meses no Estado.

Vacinação em massa 
De acordo com o governador, ainda não é sabido quando o Ceará começará a fazer a imunização em massa da população. A imunização começou no dia 18 de janeiro, apenas em grupos prioritários. 

"Tenho feito esse apelo, porque a pandemia não acabou. O grande objetivo disso é salvar vidas e evitar que o número de casos confirmados volte a crescer, o que tem acontecido em Fortaleza nas últimas duas semanas".

Nesta semana, o Comitê que delibera sobre o Plano de Retomada Econômica se reuniu duas vezes, segunda e terça-feira, por causa do aumento de infectados pela Covid-19 na capital cearense. A demanda na Saúde, nos sistemas público e privado, cresceu. 

Nesta sexta-feira (5), os integrantes do Comitê devem divulgar novo decreto, agora focando no período de Carnaval, que não será considerado feriado neste ano.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment