Por Redação Gazeta do Cariri

O início da Estação Chuvosa no Ceará começa com cenário pouco favorável a precipitações. De acordo com a previsão do tempo elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)  nesta segunda-feira (1º), as macrorregiões mais propícias são Ibiapaba, Litoral Norte e Cariri. 

Para esta terça (2) e quarta-feira (3), as áreas localizadas no noroeste e sul do Ceará (Cariri e Centro-Sul) seguirão mais favoráveis, mas não são esperados acumulados expressivos, isto é, a chuva deve ser com intensidade de fraca a moderada e em pontos isolados. Nas demais regiões, há possibilidade de precipitação, porém, com abrangência máxima variando entre 5 e 20%. 

Ao longo destes dois dias, os registros no litoral deverão se concentrar entre madrugada e manhã. Já nas porções mais propícias – Litoral Norte, Ibiapaba e sul do Cariri -, os acumulados são esperados entre tarde e noite. 

A Funceme explica que, para o litoral, as precipitações deverão ser provocadas pela atuação da brisa terrestre,  que é um sistema local caracterizado pelo movimento do ar da terra para o mar, bem como pelo avanço de áreas de instabilidade provenientes do Atlântico. Na porção sul do Ceará, as precipitações podem ser ocasionadas por influência da borda do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

Post a Comment