Com a chegada da data que seria o carnaval, as prefeituras têm redobrado a preocupação em evitar aglomerações. O período coincide justamente com um momento de avanço da Covid-19 no estado, com aumento de casos e óbitos pela doença. 

O carnaval foi oficialmente cancelado pelo Governo do Estado, com orientação de funcionamento regular do comércio e escolas, assim como suspenção de pontos facultativos em muitos órgãos. 

Para evitar possíveis festas e aglomerações, as cidades do Crajubar organizaram medidas junto da Polícia Militar, Secretarias Municipais, Demutran, Abrasel, Ministério Público entre outros. 

Barbalha 
Em Barbalha, foi criado um Comitê de Fiscalização com o objetivo de aumentar a fiscalização em bares e restaurantes. Segundo a Secretária de Saúde, Janine Rosas, diante dos acontecimentos, a secretaria entendeu que deveria estender as ações, fazendo parceria com a PM e Demutran para conter as aglomerações. 

As ações para evitar festas devem começar já na quinta-feira (11) e se estender até o período de carnaval, segundo explica a secretária. 

No último fim de semana, um vídeo gravado na cidade repercutiu na internet. Nele, várias pessoas se aglomeravam em uma festa em um bar localizado em uma das avenidas principais da cidade. Com isso, o Ministério Público (MP) cobrou providências da prefeitura, que apresentou o Comitê. 

O MP cobra que gestores municipais deem cumprimento às normas federais, estaduais e aos decretos municipais, mediante fiscalização dos estabelecimentos comerciais, sobretudo em bares, restaurantes, academias e casas de festa. Segundo o MP, policiais militares identificarão os eventuais responsáveis por eventos de aglomeração ou que represente o descumprimento das ordens das autoridades, para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

Crato 
A cidade segue as normas estaduais. Aglomerações e festas estão proibidas e o município reforçará as fiscalizações que já estão sendo feitas. 

Nesta semana, também ocorre no município a fiscalização a estabelecimentos por parte da vigilância sanitária. 

Juazeiro do Norte 
Em Juazeiro do Norte, a prefeitura entrou em diálogo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) sobre estratégias para conter aglomerações. 

Segundo a secretária da saúde, Francimones Albuquerque, está sendo intensificado o trabalho educativo junto aos estabelecimentos, em parceria com a Vigilância Sanitária, Semasp, Polícia Militar e Ambiental, e Corpo de Bombeiros. 

A adoção das medidas se deve pelo avanço dos casos de Covid-19 no município. O objetivo é buscar caminhos que reduzam o contágio sem maiores prejuízos para a economia.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment