Até a manhã desta sexta-feira (5) o vacinômetro contra a Covid-19 no Crajubar aponta que 81,37% das vacinas disponíveis nas cidades de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte já foram aplicadas. De 11.058 doses distribuídas entre as três cidades, que já chegaram até a população 8.998 delas. 

A maior porcentagem de distribuição está na cidade do Crato, onde 93,25% da imunização disponível já foi aplicada. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), o município já aplicou 2.681 doses de um total de 2.875 direcionadas. Desses, o primeiro lote de imunizantes para idosos acima de 75, com 960 doses, já foi finalizado, abarcando 18% dessa população, assim como 64 idosos institucionalizados também receberam a vacina. A cidade segue imunizando profissionais da saúde, tendo chegado ao número de 1.657. 

Barbalha é a cidade com o segundo maior índice, tendo 1.409 aplicações do total de 1.716 vacinas disponíveis, o que indica 82% do estoque já distribuído, de acordo com dados municipais. Desses, foram imunizados 1.034 trabalhadores da saúde, 371 idosos acima de  75 anos e quatro idosos institucionalizados. 

Em Juazeiro do Norte foram recebidas 6.467 doses, já tendo sido aplicadas 4.908, significando 75,9% do total. Desses, 3.952 foram profissionais de saúde, 705 idosos acamados e 251 idosos institucionalizados, de acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde. 

As porcentagens são feitas de acordo com a quantidade de doses recebidas por cada município, que varia de cidade para cidade. 

Mais imunizantes 
Também na manhã desta sexta-feira (5), o Governador do Estado, Camilo Santana (PT), divulgou, por meio de suas redes sociais, que o Ceará receberá mais 115 mil doses da vacina contra a Covid-19. “Esse quarto lote será da Coronavac/Butantan. Estamos no aguardo da confirmação do horário do voo de chegada das vacinas pelo Governo Federal”, afirmou Camilo.

Na noite desta quinta-feira (4),  o Governador já havia adiantado sobre a notícia da chegada de mais imunizantes. “Até o momento mais de 143 mil cearenses foram vacinados, e continuaremos fazendo todos os esforços necessários para agilizar ao máximo essa imunização em todas as cidades”, disse ele na postagem. 

Camilo ainda fez um apelo, preocupado, para que a população tome os cuidados necessários para tentar frear o aumento de casos. “Evitar aglomeração e sempre usar máscara”, disse o gestor, concluindo, “estou muito confiante que logo tudo isso vai passar”.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment