Por Redação Gazeta do Cariri

Nesta quarta-feira (3), a Secretaria de Saúde do Crato (SMS) finalizou a aplicação do primeiro lote de vacinas contra o coronavírus destinadas exclusivamente às pessoas a partir de 75 anos. Foram aplicadas pouco mais de 900 doses, representando 18% deste público no município, que abrange cerca de 5 mil indivíduos. O atendimento foi feito de forma domiciliar. 

Os primeiros lotes da vacina também beneficiaram os 61 idosos e profissionais de instituições de longa permanência em Crato. O Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 segue em andamento, com a vacinação dos profissionais de saúde da linha de frente e cadastro dos idosos para os próximos lotes. 

CADASTROS 
"A Secretaria de Saúde continua realizando os cadastros dos idosos dessa faixa etária para que, tão logo o município receba novas doses, o que a gente espera que aconteça nas próximas semanas, os vacinadores continuem imunizando essas pessoas no conforto de suas casas", comentou Marina Feitosa, titular da pasta. 

VACINAÇÃO IDOSOS 
No último dia 26 de janeiro, o Crato recebeu pouco mais de 900 doses destinadas exclusivamente para a imunização dos idosos a partir de 75 anos. A orientação foi vacinar esse público que é mais vulnerável e que representa 46,9% dos óbitos acumulados pela doença no Ceará, segundo o IntegraSUS. 

AGENDAMENTO 
A secretaria disponibilizou o agendamento por telefone. Desta forma, as vacinas foram iniciadas no mesmo dia, atendendo a este público. No dia 29 de janeiro, devido as doses não serem suficientes para imunizar toda a população com 75 anos ou mais, o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) definiram as estratégias de distribuição e de uso das doses nesse público específico, seguindo prioridades: 

1º Idosos a partir de 75 anos acamados; 
2º Idosos a partir de 90 anos; 
3º Idosos a partir de 85 anos; 
4º Idosos a partir de 80 anos; 
5º Idosos a partir de 75 anos. 

A partir dos agendamentos já realizados pelo 0800 e ampliados junto às Unidades Básicas de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde e também pelo aplicativo Whatsapp, a Secretaria de Saúde reorganizou suas rotas para atender a esta ordem. 

AGENDAMENTO 
Nas UBS e também pelo WhatsApp (88) 3521.9600, informando os documentos: Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS), RG, CPF, endereço, telefone e nome da mãe.

Post a Comment