Barbalha está representada no Sertão Rio – Saberes do Nordeste, exposição que homenageia a cultura e tradições nordestinas. A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio é o carro-chefe. Também estão expostos os vestidos e alegorias da escola de samba carioca Unidos de Santa Cruz, que no desfile de 2020 na Sapucaí homenageou a cultura barbalhense. 

A rapadura, a batida, as orações, simpatias e o “chá casamenteiro” da Noite das Solteironas completam o acervo de Barbalha. Promovida pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro e inaugurada no último dia 10 de fevereiro, a Sertão Rio ocupa todo o pavilhão de eventos da Biblioteca Parque Estadual, na cidade maravilhosa, com os elementos da cultura nordestina que influenciaram a formação cultural carioca e fluminense. 

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Isaac Luna, “investir na divulgação da cidade e das suas potencialidades culturais, turísticas e ecológicas é uma ação positiva da municipalidade que trará retorno à população em forma de emprego e renda. Apenas uma visão atrasada sobre a gestão pública considera os recursos destinados a turismo e cultura como gastos e não como investimento”. 

Com a gigantesca visibilidade do evento que, dentre outras autoridades, contou com a presença da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, o gestor divulgou a Rota Cariri, projeto que tem por finalidade atrair turistas para a região, aquecendo a economia local e gerando emprego e renda. Na oportunidade, conheceu projetos da Secult Rio nas áreas de eventos e formação cultural. 

A exposição ficará aberta ao público, no coração da cidade do Rio de Janeiro, até 23 de março. A entrada é franca, mas é preciso agendar a visita guiada, em respeito às normas sanitárias vigentes.

Post a Comment