O dia 2 de fevereiro é marcante para juazeirenses e romeiros que costumam visitar a cidade. A data marca o dia de Nossa Senhora das Candeias, e em comemoração, todos os anos, devotos lotam as ruas do Centro na procissão mais iluminada de todas. Porém, 2021 não terá o mar de luz que se costumava ver. Com a pandemia da Covid-19, a procissão foi cancelada e os romeiros e moradores orientados a assistirem à bênção de forma online. 

Para relembrar a beleza da manifestação religiosa e cultural da procissão, trouxemos o curta-metragem “Candeias”, produzido pelos caririenses do Berro Filmes. Com direção de Reginaldo Farias e Ythallo Rodrigues, o filme mostra desde o processo de fabricação das velas até o fim da procissão, tudo de forma poética e delicada. 

Para Ythallo, “ter um dia 2 de fevereiro em Juazeiro sem a procissão das velas é algo quase inimaginável”, porém, o diretor afirma que, atualmente, o que mais deseja é que as pessoas se protejam e se esforcem pra manter o distanciamento social. “No atual estado de coisas seria muito mais surreal pensar numa multidão cortando o centro da cidade, seria uma imagem desesperadora. Enfim, é uma época atípica a que vivemos e desejamos que em breve, possamos ter novamente essas manifestações culturais e religiosas voltando a existir no nosso cotidiano”. 

Assista:


(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment