Foto: Rovena Rosa

Candidatos que participaram neste domingo (7) do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no modelo digital aprovaram o uso da tecnologia. No entanto, alguns relataram diferentes reações por fazer a prova em novo modelo. Entre os que prestaram a prova na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, há quem considere o formato menos cansativo, enquanto outros tem uma percepção exatamente oposta. 

Pedro Henrique da Silva Vicente, por exemplo, que fez o Enem pela segunda vez e almeja cursar Engenharia Mecânica, avaliou que o modelo é inovador e menos cansativo. “Me sinto mais familiarizado. Acho que tenho vantagem nesse modelo. É menos cansativo. Não sei explicar direito. Fico com menos preguiça”. 

O candidato Thomas Formiga, que sonha em estudar música, chama a atenção para fato de a tela ficar na mesma altura do rosto. “Estou acostumado com a forma digital. Fiz os simulados assim. Podemos marcar a questão para voltar e fazer depois. É mais prático e é o caminho para o futuro. E não cansa o pescoço”, observou. 

O estudante Edgar Carvalho, que tenta uma vaga no curso de Direito, tem percepção oposta, embora tenha aprovado o modelo. “Gostei muito. Mas manusear a versão impressa me parece menos cansativo. Estar de frente para uma tela de computador por tantas horas, mesmo que tenhamos o hábito de usar celular, dá um certo cansaço na vista. É diferente. Eu não estava condicionado a isso”, disse o candidato, que já foi aprovado em outra edição do Enem, mas decidiu buscar um novo caminho. “Hoje eu procuro um curso que seja adequado à minha realidade de trabalho, o meu tempo com a família.” 

Digital 
Esta é a primeira edição do Enem digital, realizada de forma piloto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Estão aptos a participar 93.217 candidatos em 104 cidades brasileiras. O exame já pode ser usado para concorrer a vagas no ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A expectativa é que as provas sejam totalmente digitais até 2026. 

Os 2.869 candidatos do Amazonas, que tiveram as provas canceladas em decorrência do agravamento da pandemia de covid-19, realizarão o Enem digital na data de reaplicação, entre 23 e 24 de fevereiro. Neste período, também poderão fazer o exame estudantes que não puderam comparecer nas datas originais devido a sintomas de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa. Nesse caso, precisam fazer o pedido entre os dias 8 e 12 de fevereiro.

(Fonte: Agência Brasil)

Post a Comment