Por Redação Gazeta do Cariri

Em Lavras da Mangabeira, a 34ª edição do Hora de Plantar atende a 1.257 agricultores familiares com a entrega de 22.350 kg de sementes de milho híbrido (BRS-2022), 1.990 kg de milho variedade (Gorutuba) e 3.020 kg de sorgo forrageiro (BRS Ponta Negra). A ação promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em parceria com a secretaria municipal de Agricultura, estima atender um total de 71 entidades representativas dos agricultores do município da região do Cariri. 

O gerente do escritório da Ematerce de Lavras da Mangabeira, Kleber Correia de Souza, explica que a disponibilização de sementes pelo projeto Hora de Plantar poderá contribuir para o plantio de uma área total de 1.519 hectares, ou 41,7 % da área total cultivada no município para culturas de sequeiro, e a geração de 680 empregos diretos. O engenheiro calcula ainda que o Valor Bruto de Produção (VBP), em condições ideais de inverno, pode atingir R$ 3.815.892,00, o que representa 9,7% do PIB da agropecuária de Lavras da Mangabeira (Censo IBGE/2018). 

Além das sementes “com alto potencial genético”, o Hora de Plantar é ainda responsável pela entrega de 15.100 raquetes de palma forrageira a 10 criadores, aumentando o suporte forrageiro; 3.347 mudas frutíferas de acerola, cajá, umbu cajá, caju anão precoce, manga e goiaba. “O objetivo é fortalecer a atividade no campo, propiciando o aumento da produtividade das culturas que melhorem o nível de renda dos beneficiários”, frisa o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz. Em todo Estado do Ceará, o Hora de Plantar investe R$ 17,2 milhões via Fecop.

Post a Comment