Foto: Alan Santos/Presidência da República

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, na noite desta sexta-feira (19), a indicação do general Joaquim Silva e Luna para a presidência da Petrobras. Luna substitui Roberto Castello Branco na gerência da estatal. A informação foi divulgada em rede social por Bolsonaro. 

O texto, com cabeçalho do Ministério de Minas e Energia, informa que Luna cumprirá “uma nova missão, como conselheiro de administração e presidente da Petrobras, após o encerramento do ciclo, superior a dois anos, do atual presidente”. O general era, há quase dois anos, diretor-geral da Itaipu Binacional no Brasil. 

Mudanças anunciadas 
Em live na última quinta-feira (18), Bolsonaro tinha sinalizado que promoveria mudanças na Petrobras. 

“Não posso chamar a atenção da Agência Nacional de Petróleo, porque é independente, mas tem atribuição também. Não faz nada. Você vai em cima da Petrobras, ela fala ‘opa, não é obrigação minha’. Ou como disse o presidente da Petrobras, há questão de poucos dias, né, ‘eu não tenho nada a ver com caminhoneiro, eu aumento o preço aqui, não tenho nada a ver com caminhoneiro’. Foi o que ele falou, o presidente da Petrobras. Isso vai ter uma consequência, obviamente”, disse Bolsonaro durante a transmissão. 

A Petrobras tinha informado dois novos reajustes nos preços da gasolina e do diesel, de 10,2% e 15,1%, respectivamente. É o quarto reajuste da gasolina e o terceiro do diesel em 2021. 

“Teve um aumento, no meu entender, aqui, eu vou criticar, um aumento fora da curva da Petrobras. 10% hoje na gasolina e 15% no diesel. É o quarto reajuste do ano. A bronca vem sempre para cima de mim, só que a Petrobras tem autonomia”, afirmou, chamando o aumento de abusivo.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment