Foto: Camila Lima

Após 17 dias do início da campanha de vacinação no Ceará, os estoques de doses disponíveis em 27 municípios cearenses, sendo 3 localizados na região do Cariri (Caririaçu, Porteiras e Granjeiro), já zeraram e 137.156 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19. Os dados constam no Vacinômetro, atualizados às 12h desta quarta-feira (3) pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). 

A vacinação no Estado começou no último dia 18 de janeiro, após a primeira remessa de 218 mil doses da CoronaVac. Com os outros dois lotes posteriores, o Estado totalizou 334,9 mil doses recebidas até o momento, incluindo o estoque de segurança. 

Destas, 223,6 mil ficaram disponíveis para serem aplicadas na população prioritária enquadrada na primeira fase da campanha. Na terça-feira (2), 12 municípios já haviam aplicado toda a quantidade estocada.

De acordo com a atualização, os municípios de Alto Santo, Ararendá, Cedro, Chorozinho, Crateús, Granja, Independência, Ipu, Ipueiras, Mucambo, Nova Russas, Uruburetama e Uruoca, além de Caririaçu e Porteiras, no Cariri, finalizaram a aplicação de todas as vacinas recebidas após distribuição pelo Governo do Estado. 

Assim, tais cidades se juntam a Granjeiro, Alcântaras, Bela Cruz, Capistrano, Choró, Cruz, Fortim, Guaramiranga, Ibicuitinga, Iracema, Itaiçaba e Marco, as quais chegaram aos 100% de aplicação ontem. 

O número, contudo, não determina que todos os grupos prioritários para o recebimento da vacina foram imunizados, mas indica que os municípios citados não têm mais vacinas disponíveis para a população. Ao todo, o Ceará já vacinou 137.156 pessoas — 61,3% do total esperado nesta etapa. 

Na Capital, o índice da vacinação chegou a 51,29%. Já foram vacinados 44.504 profissionais da saúde, 914 idosos institucionalizados e 2.278 pessoas com mais de 75 anos, totalizando 47.696 aplicações. Não há indígenas que tenham recebido o imunizante em Fortaleza, segundo o documento. 

Municípios com baixa aplicação 
O município de Camocim, no Litoral Oeste do Estado, prossegue com a mesma taxa de aplicação registrada na terça-feira, de 20,24%, tornando-se a cidade com menor percentual na tabela. Em seguida, vêm Paraipaba (27,11%) e Itapajé (28,64%).

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment