FOTO: Guto Vital

Há quase um mês, a região do Cariri iniciou a vacinação contra Covid-19. Até o momento, os grupos prioritários que iniciam o processo de imunização foram profissionais da área da saúde, idosos em instituições de longa permanência e idosos a partir de 75 anos. 

Esse é o primeiro passo para um possível retorno à normalidade na região, que em quase 11 meses de pandemia registrou mais de 40 mil casos e 800 óbitos pela doença causada pelo coronavírus. No entanto, o quadro epidemiológico dos municípios caririenses continua a preocupar o Governo do Estado e as gestões municipais, especialmente pela alta taxa de ocupação de leitos de UTI Covid. 

De acordo com dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), caiu pela metade o número de municípios municípios caririenses que apresentam níveis de alerta “alto” e “altíssimo” para “incidência de casos de Covid-19 por dia / 100 mil habitantes”. Entre as Semanas Epidemiológicas (SE) 2 e 3 eram 12 municípios em alerta, sendo oito com risco “alto” e quatro com risco “altíssimo”. Já nas SE 4 e 5, esse número diminuiu para seis*. 

Confira: 
RISCO ALTO 
Antonina do Norte; 
Porteiras.

RISCO ALTÍSSIMO 
Araripe; 
Campos Sales; 
Penaforte; 
Tarrafas.

Apesar da diminuição de municípios em alerta para incidência de Covid-19, a ocupação de leitos de UTI Covid na região continua a crescer e apresenta risco alto e altíssimo em quase todas as cidades caririenses. 

*Até às 10h30 da manhã desta segunda-feira (08) a plataforma IntegraSUS não apresentava os dados referentes à incidência de casos de alguns municípios, como Potengi. 

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment