Header Ads

Prefeitura de Juazeiro divulga cronograma de pagamento do IPTU 2021

FOTO: Elizangela Santos

Por Redação Gazeta do Cariri

A Secretaria de Finanças de Juazeiro do Norte (Sefin) informa que o pagamento com desconto em uma única parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2021 pode ser realizado até o dia 31 de março. Os contribuintes que optarem por realizar o pagamento desta maneira terão um desconto de 10% no valor total. 

Já os contribuintes que optarem pelo pagamento de forma parcelada poderão dividir o total em até 4 meses sucessivos e de um mesmo valor. Nesta modalidade, é exigido um valor mínimo de 100 reais por parcela. As datas para o pagamento do IPTU de forma parcelada são: 30 de Abril, 31 de Maio, 30 de Junho e 30 de Julho. O pagamento em parcelas não garante descontos ao contribuinte. 

Onde gerar o boleto do IPTU 2021? 
Para gerar o boleto de pagamento do IPTU referente ao ano de 2021, os contribuintes devem acessar o site www.juazeiro.ce.gov.br, na aba “serviços”, localizada no canto direito da tela e, posteriormente, clicando em “2° via de IPTU”, no canto esquerdo e preenchendo com o número de inscrição do imóvel ou CPF/CNPJ. 

A retirada do boleto na sede da Prefeitura também é possível. Entretanto, devido às recomendações sanitárias em prevenção à disseminação da covid-19, é recomendando que o procedimento seja realizado de forma on-line pelo site da Prefeitura. 

Onde pagar o boleto do IPTU 2021? 
O boleto do IPTU 2021 deve ser pago em agências da Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas. Em Juazeiro do Norte, existem duas agências da Caixa. Uma fica localizada no centro da cidade, na Rua da Conceição, número 361. A outra agência está situada à Avenida Ailton Gomes, 2355 - bairro Pirajá. 

Quem pode ser isento do IPTU? 
São isentos do pagamento do IPTU: servidores públicos municipais ativos ou inativos que possuam apenas um imóvel no município, viúvos e viúvas, órfãos de menor idade ou pessoas inválidas para o trabalho, portadores do vírus HIV, ex-combatentes da FEB, entidades populares, declarados de utilidade pública, pertencentes às sociedades civis sem fins lucrativos e pertencentes a particular quando cedido gratuitamente para uso exclusivo da União. 

Mas afinal, o que é o IPTU e para que serve? 
O IPTU é um imposto cobrado de quem tem um imóvel urbano, seja uma casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade. O seu valor é variado de acordo com o tipo de imóvel. 

O pagamento deste imposto é de responsabilidade do seu proprietário, quer sejam pessoas físicas (consumidores) ou jurídicas (empresas). 

De acordo com o diretor de arrecadação da Prefeitura de Juazeiro do Norte, José Gonçalves Neto, a quantia arrecadada pelo pagamento do IPTU é direcionado integralmente aos benefícios e manutenção da cidade. “O valor arrecadado pelos impostos do município são destinados em 15% para serem gastos com a saúde e 25% para serem gastos com a educação. Os outros 60% servem para segmentos públicos afins, como: coleta de lixo, manutenção das praças e vias públicas e transporte escolar”, explicou.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.