Foto: Tatiana Fortes / Arquivo

Por Redação Gazeta do Cariri

A pandemia de Covid-19 também reflete em âmbito litúrgico. Por isso, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, visando a segurança dos fiéis, publicou orientações a serem seguidas pelos celebrantes no rito de imposição das cinzas, que não será colocada na fronte (testa), em formato de cruz, como de costume, nesta Quarta-feira de Cinzas.

De acordo com a nota publicada, a oração de bênção e aspersão das cinzas com água benta será feita em silêncio, e a fórmula que se encontra no Missal Romano “Convertei-vos e crede no Evangelho” ou “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás” será dita pelo sacerdote de uma só vez, voltando para a assembleia de fiéis. 

A nota reforça que o sacerdote deve, depois, lavar as mãos, colocar a máscara protegendo o nariz e a boca, e só então impor as cinzas a todos os presentes que podem se aproximar dele ou aguardá-lo de pé, em seus respectivos lugares. O sacerdote pega, então, nas cinzas e as coloca sobre a cabeça de cada um, sem tocá-los e sem dizer nada. 

Todas essas medidas visam evitar a transmissão do novo coronavírus, principalmente pelo contato e pelas vias aéreas.

Confira os horários das missas nas duas maiores cidades do Cariri:

Juazeiro do Norte
Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores: 6h, 9h, 12h e 19h 
Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: 7h e 16h
Capela São João Batista: 17h
Capela Santa Clara: 19h
Santuário São Francisco das Chagas: 6h e 18h

Crato
Sé Catedral Nossa Senhora da Penha: 6h30, 9h, 15h30, 17 e 19h
Santuário Eucarístico - Igreja de São Vicente Férrer: 6h30, 12h e 18h30
Seminário Diocesano São José: 7h e 17h
Paróquia de São Francisco de Assis: 6h30 e 19h 
Área Pastoral do Alto da Penha: 17h30
Monumento de Nossa Senhora de Fátima: 8h e 19h

Para saber mais 
As cinzas são utilizadas na Igreja como um rito penitencial, para indicar ao fiel a sua condição de pecador, por meio de um sinal que lhe é feito na testa e que sinaliza o início de um caminho de conversão rumo à Páscoa do Senhor. A Quarta-feira de Cinzas inicia o tempo da Quaresma, destinado, justamente, à purificação da alma. É um dia obrigatório de penitência na Igreja, que inclui a prática do jejum (deixar de praticar algo de que se gosta) e abstinência de carne.

Post a Comment