Header Ads

Semana começa com predomínio de nebulosidade variável e possibilidade de chuva passageira no Cariri

FOTO: Marciel Bezerra

Por Redação Gazeta do Cariri

As condições de tempo no Ceará seguem estáveis, porém, um pouco mais favoráveis à chuva em relação ao observado na última semana, quando as precipitações foram escassas. De acordo com análise realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e  Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta segunda-feira (8), há possibilidade de acumulados nos próximos dias, mesmo que não tão expressivos. 

Para hoje, a faixa litorânea – entre os litorais de Fortaleza e Pecém – e o Maciço de Baturité apresentarão precipitações pontuais e com intensidade fraca ou moderada. Já entre tarde e noite, serão possíveis registros no Litoral Norte e Ibiapaba. 

Para esta terça-feira (9), a Funceme aponta possibilidade de chuva em todas as macrorregiões, incluindo o Cariri, ou seja, expectativa de registros em 5 a 20% dos territórios, exceto na Jaguaribana, onde não há tendência de precipitações. 

Por fim, na próxima quarta (10), a tendência, neste momento, é semelhante ao esperado para amanhã, mas com a Jaguaribana apresentando condições para precipitações. 

Cenário meteorológico 
A previsão de chuva, mesmo que pontual e sem expressividade, se dá pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que encontra-se sobre o oceano Atlântico, a leste da região Nordeste. Fatores locais, como a brisa terrestre, podem colaborar para registros mais a norte do Estado. 

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações nesta época do ano, segue sem mudança no seu posicionamento em relação à última semana, ou seja, localizada em torno de 2°N.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.