Header Ads

Quatro hospitais do Cariri atingem 100% da capacidade em leitos de UTI para Covid-19

Hospital e Maternidade São Francisco, em Crato. FOTO: Gazeta do Cariri

Pelo menos 12 hospitais do Interior do Ceará atingiram a capacidade de atendimento nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo o IntegraSUS, os equipamentos operam com ocupação de 100% nos leitos exclusivos para Covid-19. A informação consta na última atualização da plataforma feita ainda na sexta-feira (6). 

No Cariri, estão com 100% da capacidade:
Barbalha - Hospital Maternidade São Vicente de Paulo ( 10 leitos)
Crato - Hospital e Maternidade São Francisco de Assis ( 10 leitos)
Juazeiro do Norte - Hospital Regional do Cariri (35 leitos)
Brejo Santo - Imtavi (10 leitos)

Em Sobral, todas as três unidades de saúde com leitos de UTI ativos não dispõem mais de vagas. O Hospital Regional Norte (HRN) tem 75 acomodações de alta complexidade preenchidas, assim como o Hospital de Campanha Dr. Francisco Alves (20) e a Santa Casa de Misericórdia (10).

Há três dias, inclusive, uma mulher encaminhada de Santa Quitéria a Sobral morreu após esperar cerca de duas horas por um leito no HRN.

O secretário da Saúde de Santa Quitéria, Adeilton Mendonça, informou que a mulher apresentou agravamento do quadro clínico, precisou ser intubada e posteriormente transferida ao HRN, mas a unidade havia esgotado as vagas. 

Outros municípios da Região Norte com unidades lotadas
Itapipoca - Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo (17 leitos)
Tianguá - Hospital e Maternidade Madalena Nunes (10 leitos)
Irauçuba - Hospital Municipal Dr. Pedro de Castro Marinho (1 leito)

Sertão Central
Canindé - Hospital e Maternidade Regional São Francisco (6 leitos)

Centro-Sul
Icó - Hospital Regional de Icó Prefeito Walfrido Monteiro Sobrinho (10 leitos)

Capital
Em Fortaleza, dos 16 hospitais com leitos ativos de UTI, oito estão com 100% de ocupação. São eles: Hospital São Raimundo (8 leitos); HGF (26); Hospital Aldeota (36); Otoclínica (32); Uniclinic (30); Hospital São José (8); Instituto Praxis (10) e Santa Casa de Misericórdia (10).

Na Região Metropolitana, três unidades atingiram o limite: Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda, em Maracanaú, com 10 leitos ocupados; seguido pelo Hospital Municipal de Caucaia Abelardo Gadelha da Rocha (10), e Hospital Municipal Dr. Argeu Braga Herbster (6), em Maranguape. 

Ampliação
A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) irá disponibilizar mais cinco hospitais de campanha, conforme edital lançado na última quarta-feira (3). As unidades serão montadas nas Upas de Messejana e da Praia do Futuro, na Capital, e nos hospitais regionais de Juazeiro do Norte, Sobral e Quixeramobim.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.