Cerca de 75% das cidades cearenses já possuem mais pessoas vacinadas contra a Covid-19 do que casos confirmados. A informação foi dada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa-CE), neste domingo (28). Centro e trinta e oito municípios dos 184 do estado estão nesta situação.

A vacinação contra a doença provocada pelo coronavírus ocorre em todo o território cearense desde o dia 18 de janeiro, desde então, grande parte dos municípios já se encontra na segunda fase da vacinação. Nesse momento, são vacinados idosos entre 68 e 74 anos, que fazem parte do grupo de risco da infecção.

Ainda conforme a Sesa, 47 dos municípios cearenses possuem o dobro ou mais da população vacinada com a primeira dose do que casos confirmados da Covid-19. De acordo com a secretária executiva de Vigilância e Regulação do estado, Magda Almeida, esse é um "marco importante" da vacinação.

"Isso é muito importante principalmente quando a gente fala de vacinação e aí, sim, a gente fala de imunidade de rebanho. Quando a gente tiver cerca de 70% das pessoas imunizadas, a gente vai estar protegendo e dificultando a infecção dos outros 30%", pontuou a secretária.

De acordo com Magda Almeida, o Ceará já deve ter atingido a marca de 1 milhão de pessoas vacinadas com a primeira dose. A meta, segundo ela, é ter 2,5 milhões de pessoas acima de 18 anos vacinadas e cadastradas.

"A gente espera que nas próximas semanas a gente consiga ter mais agilidade na nossa vacinação, o empenho grande que tem sido dos gestores e dos profissionais da saúde para que ela seja o mais rápida e eficiente possível, que é só assim que a gente vai conseguir barrar a transmissão da Covid, junto com o distanciamento social e o uso de máscaras", disse.

Fonte: G1 CE

Post a Comment