Foto: Aurelio Alves

As águas do rio São Francisco, liberadas através do Cinturão das Águas (CAC) no último dia 1º, chegaram ao açude Castanhão nesta quarta-feira (10). A previsão era de que a chegada ocorresse ainda ontem. 

O governador Camilo Santana (PT) comemorou o acontecimento nas redes sociais.

“Momento histórico para o nosso Estado. As águas do São Francisco percorreram os 300 km, incluindo o Cinturão das Águas, e chegaram ao açude Castanhão nesta tarde. Cerca de 4,5 milhões de cearenses serão beneficiados com a garantia hídrica da RMF, Cariri e Baixo e Médio Jaguaribe.” 

Vídeo:


Camilo acrescentou que as chuvas intensas aceleraram o processo de transferência das águas, previstas para chegaram em até 30 dias após a abertura da comporta do CAC. 

Antes da chegada ao Castanhão, as águas do Velho Chico, somadas as das precipitações, passaram por Jati, Missão Velha, Icó, Aurora, Lavras da Mangabeira, Jaguaribe e Jaguaribara.

Técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) fizeram o monitoramento diário desde o dia 1º. O controle do nível do açude continuará para medir a quantidade recebida pelo reservatório.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment