Foto: José Leomar

O Governo do Estado do Ceará alugou câmaras frigoríficas para acondicionamento de cadáveres no Hospital Geral de Fortaleza e Hospital São José, além das unidades de pronto atendimento (UPAs) e unidades de saúde da rede da Secretaria da Saúde do Estado.

Conforme o Diário Oficial, serão alugadas oito câmaras, no valor de R$ 212 mil, com dispensa de licitação. Ainda conforme o documento oficial, a justificativa para o aluguel das câmaras é o aumento dos novos casos e óbitos pela Covid-19 no estado.

"A aquisição tem como justificativa o recrudescimento do cenário de pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coranavírus."

"O número de casos confirmados de Covid-19 e de pacientes demandando internação hospitalar tem se elevado exponencialmente, como pode ser visto nos relatórios de ocorrência das regiões", diz outro trecho do Diário Oficial.

Em maio de 2020, quando o Ceará enfrentou o pico da pandemia e o maior número de mortes pela doença, câmaras frigoríficas semelhantes foram instaladas em UPAs de Fortaleza.

Aumento das mortes e isolamento social
A média diária de mortes por Covid-19 no Ceará subiu 28% na primeira quinzena de março em comparação com o que foi observado no mês de fevereiro.

Nos primeiros 14 dias deste mês, foram contabilizados, em média, 41 mortes pela doença no estado a cada 24 horas; no mês anterior, a média foi de 24 falecimentos a cada dia.

Um decreto em vigor em todo o estado determina que apenas atividades consideradas essenciais podem manter as atividades. As medidas valem até domingo, 21 de março.

O decreto foi estabelecido inicialmente para Fortaleza e em seguida ampliado para todo o estado devido ao aumento dos casos e óbitos pela Covid-19.

(Fonte: G1 CE)

Post a Comment