A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa-CE) divulgou na manhã desta sexta-feira (19), por meio da plataforma IntegraSUS, que há 481 pacientes aguardando leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltada à Covid-19 em todo o estado. Os dados foram atualizados às 7h15 desta sexta. Além desse número, 365 pessoas com suspeita ou confirmação da doença aguardam vagas em leitos de enfermaria.

O Ceará vem passando por uma segunda onda de casos e óbitos provocados pelo coronavírus. A taxa de ocupação de leitos de UTI de hospitais públicos em Fortaleza, nesta sexta, está em 95%, enquanto as enfermarias estão com lotação de 89%.

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), maior hospital do SUS estadual, voltou a colapsar e ficou sem vagas na manhã de hoje. O Hospital de Messejana também não tem mais leitos para pacientes com Covid-19.

Ao todo, conforme a Sesa, 846 pessoas estão em regulação para serem alocadas em unidades de atenção (enfermaria ou UTI) a fim de receber tratamento adequado. De acordo com o IntegraSUS, 443 homens estão aguardando leitos no momento, sendo que 238 deles têm mais de 60 anos de idade. Das 403 mulheres que aguardam espaço em unidades hospitalares, 249 também são idosas.

Por municípios, a cidade que mais têm pessoas em situação de espera de leitos é Fortaleza, com 259 pacientes aguardando unidades na manhã desta sexta. Maracanaú, na Região Metropolitana, tem 61 pessoas nessa situação; Sobral, no interior norte, 44.

(Fonte: G1 CE)

Post a Comment