Por Redação Gazeta do Cariri

O Cariri tem vivido um dos momentos mais difíceis durante toda a pandemia do novo coronavírus. Para atuarem de forma mais assertiva e efetiva, os prefeitos da região se reuniram, nesta terça-feira, 9, a convite dos prefeitos Zé Ailton Brasil, de Crato, Guilherme Sampaio, de Barbalha; e Gislaine Landim, de Brejo Santo. Na pauta, a situação epidemiológica da região e quais ações serão implementadas em conjunto para frear a contaminação do coronavírus.

Técnicos da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará apresentaram os dados regionais para embasar a discussão. Infelizmente, os números mostram uma situação bastante delicada para toda população: a presença da nova variante na região; alta positividade dos testes e a ocupação total dos leitos clínicos e de UTIS nos principais municípios. As projeções também preocupam os gestores e, por essa razão, não descartam a opção de lockdown.

As medidas a serem adotadas de imediato pelos municípios são:

- Intensificar a fiscalização para o cumprimento do decreto em vigor, com efetivação de multas;

- Aplicar multas para pessoas e estabelecimentos que não respeitarem as regras;

- Proibir venda e consumo de bebida alcoólica em todos os estabelecimentos comerciais;

- Cobrar dos bancos a organização do fluxo de atendimento, oferecendo o agendamento;

- Controlar os transportes municipais e intermunicipais.

Na próxima sexta-feira, 12, os prefeitos se reunirão para nova avaliação. "Discutimos a questão da pandemia e, principalmente, fizemos uma análise sobre os últimos acontecimentos, os casos, o uso e UTI, como estão os leitos clínicos da região, para decidirmos ações para os próximos dias. A partir de amanhã, vamos atuar, todos os municípios para combater as festas clandestinas, a proibição da venda de bebidas alcóolicas e demais medidas, para evitarmos a medida mais dura que é o lockdown. Mas o principal motivo é preservar as vidas de todos os caririenses, em especial, os cratenses. O momento é difícil, onde exige de nós sabedoria e serenidades. Por isso, apelamos à toda população para o uso da máscara e o distanciamento social", comentou o prefeito Zé Ailton.

Post a Comment