Uma mulher de 33 anos com Covid-19 morreu nesta terça-feira (16) horas após dar à luz em parto de emergência em Brejo Santo, na região do Cariri. O parto foi feito às pressas pelos médicos após a mãe sofrer complicações da doença, conforme os profissionais da saúde relataram à reportagem.

A mãe, de 33 anos, é natural de Abaiara, e estava com 85% dos pulmões comprometidos devido à Covid-19. Ela recebeu ventilação mecânica e foi entubada, mas não apresentou melhoras e estava com pouco oxigênio no sangue.

Com o risco de comprometer a vida do bebê, a mãe foi transferida para o hospital da cidade vizinha, Brejo Santo, onde passou por um parto de emergência. Os médicos fizeram uma cesária e salvaram a criança. A mãe não resistiu às complicações da Covid-19.

Ela havia sido diagnosticada com Covid-19 em 10 de março e cinco dias depois sofreu "cansaço intenso" e hipossaturação.

Criança em estado grave
A filha da vítima nasceu de forma pré-matura, aos oito meses, e está em estado grave de saúde. Conforme o Hospital Municipal de Brejo Santo, onde está internada, "a criança recebe cuidados intensos e permanentes" na unidade neonatal da unidade de saúde.

A pedido da família da mulher falecida com a doença, o hospital não divulgou o nome da mãe e do bebê que sobreviveu ao parto de emergência.

Em nota, a Prefeitura de Abaiara, cidade natal da vítima, lamentou o falecimento e reforçou o pedido para que as pessoas evitem aglomerações e respeitem as medidas para evitar a contaminação por Covid-19.

(Fonte: G1 CE)

Post a Comment