Chuva na manhã desta segunda-feira (22) em Juazeiro do Norte. Foto: Guto Vital

Mesmo com a quadra chuvosa do início deste ano, todos os municípios do Cariri estão em seca fraca ou moderada, segundo mapa da Agência Nacional das Águas (ANA), do Governo Federal.

Araripe, Salitre e Santana do Cariri estão em categoria S1, que, segundo a ANA, representa alguns danos às culturas, pastagens; córregos, reservatórios ou poços com níveis baixos, algumas faltas de água em desenvolvimento ou iminentes e restrições voluntárias de uso de água solicitadas.

Já Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Tarrafas e Várzea Alegre, estão na categoria S0, segundo a ANA. Isso significa uma linha entre a entrada e a saída de uma seca. No ingresso, é categorizada por verão fraco (que não esquenta muito) de curto prazo diminuindo plantio e crescimento de culturas ou pastagem. Em saída, representa alguns déficits hídricos prolongados, além de pastagens ou culturas não completamente recuperadas.

Algumas chuvas isoladas são esperadas na região para as próximas horas, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment