A professora e ex-diretora do Centro Educacional Moreira de Souza, Valba Gondim de Souza, morreu na madrugada desta terça-feira (16), num dos leitos do Hospital da Unimed em Juazeiro do Norte. Ela tinha 88 anos completados no último dia 10 de outubro e foi vítima de complicações em decorrência da Covid-19 após testar positivo para a doença. O corpo de Dona Valba – como era conhecida – será sepultado esta tarde no Cemitério Parque Anjo da Guarda em Juazeiro

A mesma nasceu no município de Jardim no dia 10 de outubro de 1932, sendo seus pais Julio Barreto Gondim e Luzia Nilza Alcântara Gondim. Entre os anos de 1943 a 1945 cursou o 1º Grau no Grupo Rural Modelo de Juazeiro. Já a Escola Normal Rural foi o estabelecimento que a acolheu para o curso em nível de 2º grau entre 1946 e 1950 e a graduação em Pedagogia foi na Universidade Regional do Cariri (Urca).

Daí em diante fez uma série de cursos, a partir de 1964, em Fortaleza, começando pelo aperfeiçoamento em Educação Física. Em 1971 fez o curso de Yoga Integral na Faculdade de Filosofia do Ceará e, no ano seguinte, integrou o curso de aperfeiçoamento para professor de Educação Física do Cariri. Valba Gondim participou ainda do Seminário o “Administrador Educacional” patrocinado pela Fundação Projeto Rondom, no município de Crato, no ano de 1979.

Ela ficou viúva no dia 30 de maio de 2007 com a morte, aos 84 anos, do dentista e fundador do Guarani, Luiz Bezerra de Souza, com quem residiu durante décadas na Rua São José no centro de Juazeiro. Do casamento nasceram: Alexandre Julio (Administrador), Elisabete (Professora), Margarete (Geóloga), Eliana (Biomédica) e Luiz Eduardo (Dentista). Dona Valba foi fundadora da Casa da Amizade do Rotary Clube de Juazeiro a qual presidiu no biênio 68/69.

Foi ainda concursada em Educação Física pela Secretaria de Educação do Ceará e teve uma vida inteira dedicada ao magistério cumprindo com bastante dedicação a sua missão. De professora primária, passou para o ensino secundário e assumiu a vice diretoria do Centro Educacional Professor Moreira de Souza durante três anos. O trabalho competente e baseado na ordem e qualidade de ensino fez com que assumisse a direção geral da escola durante oito anos.

Dona Valba soube promover o nome da escola em diversos setores e atividades como é o caso dos Jogos Estudantis Juazeirenses quando arrebatou o troféu de campeão. Juazeiro ainda hoje lembra dos garbosos desfiles de 7 de Setembro promovidos por dona Valba com muita dedicação à frente do Moreira de Souza com pelotões de ginásticas, evoluções marcantes numa prova de sua criatividade e amor à Educação Física.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment