FOTO: Guto Vital

Equipes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Juazeiro do Norte ganharam as ruas da cidade e começaram a chamar a atenção da população. Em conversa com a reportagem, a gerente de Estatística e Educação de Trânsito, Claudia Barbosa, explicou que até o fim deste mês o Demutran visitará todos os bairros da cidade para realizar uma campanha educativa com foco na orientação do uso adequado de retrovisores.

“Nosso principal foco esse mês é o motociclista. A gente vai trabalhar com o motociclista a questão da atenção difusa e pra isso a gente vai falar sobre um equipamento obrigatório muito importante que é o retrovisor”, declarou. Segundo a gerente, mais de 55% da frota de veículos de Juazeiro do Norte é composta por motocicletas e mais de 50% dos acidentes registrados na cidade envolvem motociclistas. “A maioria dos acidentes são causados por falta de atenção, erros em manobras e falta de atenção difusa, principalmente na retaguarda”, explicou.

Inicialmente, os agentes do Demutran abordarão os motociclistas apenas para uma orientação educativa. No entanto, a partir de abril, as motocicletas que não estiverem com retrovisores adequados poderão render multa de R$ 195,23 e mais cinco pontos na carteira de motorista. De acordo com Claudia Barbosa, os retrovisores circulares devem ter, no mínimo, 94 mm de diâmetro, e os retrovisores não-circulares devem ter, no mínimo, 78 mm.

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment