Por Redação Gazeta do Cariri

O Hemocentro Regional de Crato, unidade do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), registrou que 55% das doações recebidas na unidade do interior são de doadores de repetição, ou seja, quando o voluntário doa mais de duas vezes no período de um ano. Os doadores regulares são fundamentais para manter o estoque de bolsas de sangue abastecido.

A fidelização do doador em manter o gesto de solidariedade com constância é importante porque, ao doar sangue, o material passa por uma série de testes até ser liberado para a transfusão. Quando um voluntário doa nas unidades do interior do Ceará, as amostras de sangue são encaminhadas para o Hemoce em Fortaleza. Na capital cearense, são realizados todos os testes e exames sorológicos. “A bolsa de sangue pode levar de 24 a 30 horas para ser liberada, por isso é fundamental que o doador tenha feito a sua doação com antecedência. Assim, quando um paciente precisar do hemocomponente, a bolsa já estará disponível”, conta Fabiola Bisccucia, diretora do Hemoce Crato.

Consciente da responsabilidade social, o agente de endemias Christian Clemente, de 44 anos, é um dos voluntários que mantêm a doação como um hábito. Doando a cada dois meses, já ultrapassou a marca de 70 doações realizadas. “A sensação de salvar vidas é o que me motiva a doar regularmente. Comecei a partir de uma gincana e, depois disso, virou um hábito. Hoje são 72 doações realizadas. Acho muito importante doar, ajudar alguém com uma atitude simples é muito prazeroso”, ensina.

A captação de doadores do Hemoce Crato faz um trabalho de conscientização com os doadores para reforçar a importância de doar regularmente. “Diariamente, ligamos para os voluntários, enviamos mensagem ou e- mails para relembrar que já é possível doar novamente. Essa é uma forma de estreitar os laços e fortalecer o vínculo do doador com o hemocentro”, afirma Naiana Pinheiro, coordenadora da captação da unidade de Crato. O Hemoce relembra que homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes ao ano; as mulheres podem doar a cada três meses, até três vezes ao ano.

O Hemoce Crato é responsável pelo atendimento transfusional dos pacientes em mais de 28 municípios da região Cariri, contando com quatro agências transfusionais em hospitais para atender com agilidade e segurança às solicitações de transfusão vindas das mais de 40 unidades de saúde de responsabilidade do hemocentro .

Seja um(a) doador(a)
Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O termo está disponível no site do Hemoce.

Atendimento Hemoce Crato
Quem mora na região do Cariri, pode doar sangue no hemocentro de Crato. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17:30. Antes de doar, é importante agendar um horário pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones (88) 3102.1261 e (88) 3102.1260.

Post a Comment