Foto: Raimundo Soares Silva

Por Redação Gazeta do Cariri

Os primeiros dias do mês de março seguirão com condições favoráveis às chuvas. Conforme previsão do tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Estado permanece com tendência de eventos de chuva em maior parte do território até a próxima quarta-feira (3). 

As condições meteorológicas analisadas hoje cedo indicam instabilidade devido a  influência da borda oeste de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que está localizado a leste da região Nordeste, sobre o oceano Atlântico. Além disso, as precipitações recentes e aquelas esperadas para os próximos dois dias também deverão estar associadas à formação de áreas de instabilidade, bem como sistema de brisa e efeitos locais (como relevo, temperatura e umidade). 

Diante disto, a tendência para esta segunda-feira (1°) é de céu variando entre nublado a parcialmente nublado com eventos de chuva (registros intermitentes atingindo mais de 50% dos territórios) em todas as macrorregiões. A precipitação prevista deverá ocorrer ao longo do dia, principalmente, pela manhã e à tarde. 

Já para terça (2), a previsão é de aumento da área com chuva em todas as regiões, exceto a Jaguaribana, onde os registros deverão ser mais abrangentes. 

Neste momento, a expectativa para a próxima quarta (3) é de redução gradual das condições de chuva, ficando todas as áreas sob previsão de precipitações isoladas.

Entre às 7hs de domingo (28) e às 7hs desta segunda, a Funceme registrou precipitações em 116 municípios, com o maior volume contabilizado em Cascavel, 110 milímetros (mm). No Cariri choveu em 14 municípios, com a maior precipitação registrada em Altaneira, 46 mm:

Altaneira 46 mm 
Várzea Alegre 39 mm 
Aurora 30.2 mm
Crato 28.5 mm 
Abaiara 27.0 mm 
Porteiras 25.0 mm 
Granjeiro 21. 2 mm 
Farias Brito 13.0 mm 
Missão Velha 12.0 mm 
Várzea Alegre 8.2 mm 
Juazeiro 6.0 mm 
Aurora 4.6 mm 
Jati 3.2 mm 
Jardim 1.6 mm

Post a Comment