Centro de Juazeiro. FOTO: Israel Amorim

Na noite da última quarta-feira (03) Camilo Santana (PT) anunciou que Fortaleza entraria em lockdown pelas próximas duas semanas. O governador também informou que seriam publicadas recomendações para os municípios do interior do Estado.

De acordo com o Decreto Nº 33.965, os municípios em que os níveis de alerta da Covid-19 estejam altíssimos estão “recomendados” a adotar o isolamento social rígido nos mesmos termos do de Fortaleza, com comércio, restaurantes, Igrejas e academias fechadas.

Na última quinta-feira (25) a Secretaria de Saúde do Governo do Estado (Sesa) publicou uma tabela de níveis de alerta dos municípios do Ceará, pelo menos 15 municípios do Cariri apresentam nível altíssimo, são eles: Abaiara, Araripe, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Penaforte, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea Alegre.

No entanto, o Decreto especifica que o nível de alerta altíssimo a ser considerado é dos “dados divulgados na plataforma IntegraSUS”. O número de municípios com nível de alerta altíssimo para Covid-19 conforme divulgado pela plataforma cai de 15 para cinco. São eles: Abaiara, Barbalha, Campos Sales, Penaforte e Salitre.

É importante ressaltar que a tabela publicada pela Sesa levou em consideração dados da plataforma IntegraSUS referentes à última semana de fevereiro, enquanto os níveis de alerta estabelecidos na plataforma e disponíveis para consulta pública levaram em consideração as duas últimas semanas do mesmo mês. A diferença nos períodos de análise dos indicadores atua diretamente a conclusão dos quadros epidemiológicos municipais.

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment