A TV Padre Cicero que entrou no ar pela primeira vez na noite de 23 de março de 1999, em Juazeiro do Norte, está completando hoje 22 anos no ar. A emissora foi a primeira a funcionar na região do Cariri e a segunda no interior do Ceará. A primeira TV do interior cearense é a TV Sinal de Aracati, antes denominada de TV Maré. A TV Padre Cicero foi idealizada pelo jornalista Roberto Bulhões, logo que deixou seus trabalhos no Aqui Agora do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Bulhões, juntamente com seus filhos e o radialista Roberto Santana, de saudosa memória, conseguiram parte dos equipamentos emprestados e, com o apoio do então prefeito Mauro Sampaio, um visionário incrível, colocaram a TV no ar. Foi durante os festejos em louvor aos 155 anos de nascimento do Padre Cicero, em frente a Capela do Socorro, quando milhares de pessoas receberam o sinal da TV que fazia sua primeira transmissão ao vivo.

Funcionando através de uma liminar na justiça, conseguida pelo advogado José Erivaldo Oliveira, junto a juíza Fatima Pereira Jayne, a TV Padre Cicero ocupou o Canal 13 até o final do ano 2000. Depois continuou pela internet até 2017, quando subiu o sinal para a empresa de TV a Cabo Brisanet, ocupando o Canal 171. Em 31 de outubro de 2019 fechou parceria com a TV Juazeiro, Canal 7.2 que foi destinado a prefeitura pela TV Senado. Toda programação em HD cobre, além de Juazeiro do Norte, 8 municípios na região do Cariri cearense. Todo dia leva ao ar direto da Basílica de Nossa Senhora das Dores, a missa matinal ao vivo.

Tendo como marca forte suas transmissões ao vivo, a TV Padre Cicero esteve presente nas romarias e nos festejos ao Padre Cicero, transmitindo ainda shows, futebol de salão, campeonatos de luta livre, dentre outros. De 20 e março de 2009, até 20 de março de 2021, foram transmitidas 144 missas do Padre Cicero ao vivo, por um pool de emissoras de TV a nível nacional, com geração da TV juazeirense. Hoje, em parceria com a TV Juazeiro, leva ao ar de segunda sexta, ao vivo, o programa Panorama Regional, sempre com uma boa entrevista e um show com artistas da terra. O programa Leriado que abre espaço para calouros de todas as idade antes da pandemia era gravado em praça pública mensalmente, agora limitado no studio da tv.

Este ano, durante a pandemia, a TV Padre Cicero cobriu todos os festejos ao vivo, da 49a festa de São José do Limoeiro. A solicitação foi do Padre Adelino Dantas, que ficou impressionado com a repercussão e o alcance da emissora. Milhares de pessoas puderam assistir de suas casas as homenagens ao padroeiro do Ceará. Para Padre Adelino, a parceria foi acima do esperado e o resultado superou as expectativas. “Depois de um resultado mais que positivo, vamos agora nos prepara para o cinquentenário dos festejos de São José em 2022”, afirmou Padre Adelino.

Por Fabio Venturi

Post a Comment